domingo, 13 de junho de 2010

ANO SACERDOTAL




ORIONITAS BRASILEIROS NO ENCERRAMENTO DO ANNUS SACERDOTALIS
Os orionitas brasileiros Pe. Claudio Peters (S), Pe. Jorge Henrique Rocha (N) e o Dc. Marcio Lopes Vieira (S) participaram do encerramento do Ano Sacerdotal em Roma que aconteceu do dia 09 a 11 de junho. O encerramento do Ano Sacerdotal ocorreu em três eventos: a) Encontro Internacional de Sacerdotes; b) Vigília com o Papa no Vaticano (10); c) Santa Missa na Praça São Pedro (11).

No Encontro Internacional de Sacerdotes com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote” participaram em torno de 10 mil sacerdotes. Devido a esse número expressivo de participantes, se dividiu em dois grupos tendo como critério o idioma. Os sacerdotes de língua italiana, inglesa e alemã ficaram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros enquanto, os sacerdotes de língua espanhola, portuguesa e francesa ficaram na Basílica de São João de Latrão.

Durante o Encontro houve duas meditações: A primeira conduzida pelo Emo. Sr. Card. Joachim Meisner, Arcebispo de Köln e a segunda conduzida pelo Emo. Sr. Card. Marc Quellet, Arcebispo de Québec. Houve duas celebrações eucarísticas. A primeira presidida pelo Exmo. Arcebispo Dom Mauro Piacenza, Secretário da Congregação para o Clero. A segunda presidida pelo Exmo. Arcebispo Dom Robert Sarah, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. Os sacerdotes também foram incentivados a se confessarem.

A vigilia foi na quinta-feira a noite na Praça São Pedro com a presença do Papa Bento XVI. Foram escolhidos 5 sacerdotes representantes de cada continente para fazerem algumas perguntas ao Santo Padre a nivel pastoral, celibato, vocacional. E por fim, todos participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa na “Solenidade do Sagrado Coração de Jesus”, presidida pelo Santo Padre Bento XVI teve 15 mil sacerdotes concelebrando e selou cronologicamente o encerramento do Ano Sacerdotal. Segundo os orionitas brasilieiros no dia da missa se observou na face do Papa uma grande alegria. Um contentamente imenso de confirmação da unidade da Igreja por meio dos sacerdotes junto a Pedro. Seu olhar transmitia uma felicidade imensuravel. De seu olhar emergia uma força brotada verdadeiramente do seu coração para o coração dos sacerdotes. Um olhar de irmão, de pai, de sacerdote que ama a Deus e a Igreja. Um olhar de misericórdia e solidariedade. Um olhar de acolhida e fraternidade.

Em suma, nesse olhar do Papa constatou-se que os sacerdotes são chamados hoje e sempre à fidelidade em Cristo “Eucaristia-Palavra” para a salvação do mundo. Assim, simplesmente, os sacerdotes possam ser um olhar de amor e santidade entre todos, principalmente, entre os mais necessitados como pede o Papa no seu Ato de confiança e consagração dos sacerdotes ao Imaculado Coração de Maria:
“(...)E assim possa a Igreja
ser renovada por santos sacerdotes,
transfigurados pela graça d'Aquele
que faz novas todas as coisas.
(...) Mãe da Igreja,
nós, sacerdotes,
queremos ser pastores
que não se apascentam a si mesmos,
mas se oferecem a Deus pelos irmãos,
nisto mesmo encontrando a sua felicidade.
Queremos,
não só por palavras mas com a própria vida,
repetir humildemente, dia após dia,
o nosso «eis-me aqui».”

mlv. (Dc. Márcio Lopes Vieira)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Márcio,

Matéria excelente...