terça-feira, 15 de junho de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL




"Fique bem determinado que a Pequena Obra é para os pobres”


'Roma, 24 de maio de 2010


Caríssimos Confrades

Deo gratias!

Escrevo poucos dias antes do início do 13° Capítulo geral que iniciaremos dia 30 do corrente (Esta carta e o número dos Atti e comunicazioni fecha o período dos últimos 5 meses do sexênio, de janeiro a maio de 2010.) com a solene celebração no Santuário de Nossa Senhora da Guarda de Tortona, junto à sepultura e aos lugares que lembram Dom Orione. Iniciamos ali, como que para tomar a bênção de nossa Celeste Fundadora e do Fundador, e também para jurar fidelidade em nossa vida pessoal e no Capítulo.

Como conclusão destes seis anos, desejaria nesta breve Circular, recordar uma mensagem de Dom Orione que nos últimos tempos tem ressoado de maneira muito particular em meus ouvidos e ainda mais em minha alma. 'Fique bem determinado que a Pequena Obra é para os pobres'.

Diante da urna de Dom Orione, repararemos mais uma vez naqueles seus sapatos velhos e cambados, com furo na sola. Olhando esses sapatos vou lembrar o que escutei da Doutora Maria Venturini, médica da equipe do Prof. Mons. Gianfranco Nolli que tratou do corpo de Don Orione. (Ela veio à Cúria no dia 9 de fevereiro de 2000 para realizar uma visita de inspeção e verificar o estado de conservação da relíquia insigne do Coração de Dom Orione).

'Quando o revestíamos – contou a perita anatomopatóloga-, os padres nos deram um par de sapatos novos para os pés dele. Colocamos nos pés dele, mas, que estranho, no dia seguinte encontramo-lo descalço. Recolocamos os sapatos e, no outro dia, lá estava ele, de novo descalço. Dom Terzi, saiu com uma explicação que para nós pareceu coisa um tanto piegas, sugerindo que talvez Dom Orione não aceitasse sapatos novos, mas preferisse sapatos velhos, de pobre. Por via das dúvidas, pusemos-lhe um velho par de sapatos. Ficaram-lhe muito bem. São os que agora continuam nos pés de Dom Orione'. " Acompanhe amanhã a continuação desta Circular.

Nenhum comentário: