quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jubileu de ouro





Nostalgia no Jubileu do Pe. Carmelo Di Gregório em Tocantinópolis

Uma festa nostálgica muito concorrida marcou o Jubileu de Ouro de Pe. Carmelo Di Gregório.
As homenagens começaram na Câmara Municipal, onde ele foi agraciado com o titulo de Cidadão Honorário Tocantinopolino, por proposição da presidente da Câmara Municipal, Leolinda Maria Aires Mendonça.
Prefeito e primeira dama Clemilda, Fabion Gomes, a presidente Leolinda Maria Aires Mendonça. O diretor provincial da Congregaçãol Pe. João Batista de Freitas, Major Duarte – representando o comandante Geral da Polícia Militar Coronel Benvindo Sousa Sobrinho, vereador Mardonio Vila Nova Queiroz, vereador Zulias Amoure, vereador Jose Raimundo Filho e o Pe. José Vicente.
Os discursos foram unânimes em lembrar as histórias do pequeno grande homem marcada pelo desprendimento, pelo carinho na evangelização, no cuidado com o mais pobre, na alegria de sua celebração, na felicidade da vida escolhida..
De suas andanças missionárias pelo sertão tocantinense (goiano), Padre Carmelo conta com requinte de detalhes os lugares por onde andou, além dos fatos da época, cita nomes, rostos, descreve famílias inteiras e assuntos corriqueiros (que ninguém mais conta). Foi uma época de dificuldades de adaptação. Não deve ter sido fácil se manter na obra evangelizadora, longe da família, da terra natal. Andou em lombo de burros, abriu trieiros no meio da mata, atravessou pinguelas. Plantou sementes do amor de Deus no coração das pessoas é exemplo de vida religiosa.
Pouco antes de começar as homenagens ele foi à igreja rezar, conferiu se tudo estava no lugar, depois me contou que nos últimos três dias havia celebrado um casamento em Araguaína, missa em Palmeiras e mais algumas atividades e missas que sinceramente, não lembro...
A catedral Nossa Senhora da Consolação estava lotada, na missa em Ação de graças (antes da celebração, todo feliz entrou cumprimentou as pessoas).
Ficou emocionado com as homenagens. Entre elas, a benção apóstolica de sua santidade Bento XVI.
Na foto, o Bispo Dom Giovanne Pereira de Melo, padre Carmelo e o vigário provincial da congregação, POPD, provincial padre João Batista de Freitas. Detalhe: Tudo foi muito bem organizado pelo Clérigo Junior Gaigher. (Texto e foto de Cícera Maria da Silva)

Nenhum comentário: