sexta-feira, 18 de junho de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL



"Fique bem determinado que a Pequena Obra é para os pobres" (Conclusão)
O PAPA EM NOSSA CASA!

Nas vésperas de iniciarmos a celebração do Capítulo geral, já nos alegramos ao saber que na sua conclusão estaremos ao lado do Papa. Dia 24 do próximo mês de junho, Bento XVI, às 10H30min da manhã, estará no Monte Mario para orar e abençoar a “Madonnina”, Salus populi romani, restaurada e recolocada em seu trono, abençoando a Cidade. Como é bem sabido, foram os Alunos e Ex-Alunos romanos que percorreram Roma inteira, em 1944, conseguindo nada menos que 1.100.000 assinaturas do Voto a Nossa Senhora. Pio XII assumiu e fez sua aquela iniciativa generosa e hoje seu sucessor, Bento XVI, renova o ato de devoção a Nossa Senhora.

Dessa forma, neste ano, celebraremos uma excepcional Festa do Papa: com o Papa no meio de nós, por uma hora. Bento XVI nos dará a oportunidade de ouvi-lo, em nossa casa, como membros do XIII Capítulo geral, dedicado ao tema “Somente a caridade salvará o mundo”, tendo ele nos dado um autógrafo com essa frase. Estaremos à sua espera, entre preces e cantos e gritos de Viva o Papa!

Olhando um pouco mais à frente, num próximo futuro, podemos apontar a ordenação episcopal de Dom Raymond Ahoua, nosso confrade, o primeiro da Costa do Marfim. A sagração será na catedral da Diocese de Grand-Bassam, da qual ele será o titular. É uma grande alegria para a Congregação e, sobretudo para os Confrades da Vice-Província de “Notre Dame d’Afrique” que oferecem à Igreja como primícias da plantação orionita nas terras da África.

Muito próxima está outra bela apresentação de primícias orionitas, desta vez oferecida pelas Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade: a Irmã Maria Plautilla Cavallo está para ser declarada “Venerável”. Sua causa está para concluir-se, e já teve o voto positivo por parte do Congresso teológico (15/09/2009) e recentemente também por parte da Congregação ordinária dos Cardeais e Bispos (04/05/2010). Agora é só esperar o Decreto do Papa sobre a heroicidade das virtudes. Continuamos a rezar pedindo um milagre pela intercessão da Irmã Maria Plautilla, a fim de chegar à Beatificação.

Coloco também na perspectiva do futuro os nossos queridos Confrades, Coirmãs, parentes e amigos falecidos nestes últimos 5 meses e que já se encontram no futuro eterno de Deus.

Recordamos e rezamos pelo Pe. Alberto Pose Lavandeira, Pe. Mieczysław Janczak, Pe. Elio Bernazzani, Pe. Bruno Sanguin, Pe. Giuseppe Luigi Velo, Pe. Mario Salgaro, Pe. Luis Di Iorio, Pe. John Kilmartin, Ir. Secondo Sarti e Pe. Giovanni Ghezzi. Todos e cada um deles têm seus títulos de afeto e de mérito. O nome deles está escrito no livro da Vida.

Nossa oração vai também por nossas Irmãs: Irmã Maria Gina, Irmã Maria Epifania, Irmã Maria Krystina, Irmã Maria Benigna, Irmã Lucia Sanchez; pelas consagradas do ISO Argentina, Maria Karolina, Maria Gilberta, Maria Hortencia, Maria Fiorentina, Maria Gabriela, Maria Brygida, Maria Wincenta e Ir. Maria Assunta Divina.

Familiares dos nossos confrades que recordamos; recebi notícias da morte do papai de Fr. Pawel Dymiński, do Pe. Paolo Clerici, do Pe. Manuel Daniel Gustavo Ruiz, do Pe. Moreno Cattelan, do Pe. Pawel Bednarek e do Pe. Filippo Busi (+); da morte do irmão do Pe. Giuseppe Rigo, do Pe. Ivaldo Borgognoni, do Pe. Roberto D. Anonis, do Pe. Alvio Mattioli, do Pe. Roy Elikowski, do Ir. Primo Sarti e do Pe. Antonio Marangon; da morte da irmã do Pe. Luigi Carbonelli, do Pe. Antonio Lecchi, do Pe. Sergio Stoppani, do Ir. Primo e do Ir.Secondo Sarti e do Pe. Enrico Brunetta; da avó do Cl. Gilson Gaigher Junior; e do tio do Pe. João Carlos de Melo.

Entre os tantos nossos amigos e benfeitores falecidos, recordamos alguns nomes: Francesco Di Terlizzi (Milano), Mimmo Bombaci (Messina), e Pawel Wypych, Lech Kaczynski e Sławomir Skrzypek, falecidos no desastre do aeroplano polaco caído em Smolensk.

Vai ainda uma prece especial e particularmente afetuosa pelos Confrades que vivem situações extremas de enfermidade e de idade avançada; temos alguns que periodicamente me asseguram que rezam e oferecem seus sacrifícios e suas dores pela Congregação e por mim. De coração lhes agradeço. Mando saudações aos Confrades missionários mais distantes e em difíceis situações de fronteira, onde vivem com muito sacrifício pelo amor do Senhor.

Concluo agradecendo ao Senhor e a todos Vós, caríssimos Confrades, por estes seis anos de fidelidade e de sacrifícios meus e de todos. Pelo pouco de bem realizado, Deo gratias! Pelos pecados e misérias: Miserere nobis Domine! Sempre confiando na Divina Providência, Ave Maria e avante!

Vosso em Cristo e em Dom Orione.

Sac. Flavio Peloso, FDP
Superior geral
(foto de Dom Orione e os primeiros missionários no Brasil)






Nenhum comentário: