terça-feira, 22 de junho de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"




32. CARIDADE FRATERNA
11. A caridade fraterna ajuda a vencer o amor próprio, afasta os dissabores e as desavenças e, lembra-te, a tua ira não deve ir além do por do sol. Se tens um minuto de rancor com uma co-irmã, não deixes cair o sol, sem ter feito a paz. Muito se compraz o Senhor ao ver as irmãs unidas numa só vontade num santo amor de Deus. Eu estou tão contente por poder constatar que entre vós reina a caridade fraterna. Com quanto amor ajudastes as vossas irmãs, tanto aquelas que enxergam bem, quanto aquela que não enxerga. Fiquei muito consolado. Vi que vos substituíeis em rodízio, de dia e de noite, para estar sempre alguma de vós perto e não deixar sozinha e isolada aquela irmã cega. Usastes sempre de tanta caridade. Assim podereis pensar: quando algum dia eu estiver doente, serei também tratada com carinho; quantas senhoras ricas morrem abandonadas, entregues aos cuidados de uma enfermeira, mas abandonadas pelos seus próprios parentes! Eu vi morrer um cardeal, abandonado por todos; estava quase agonizante quando cheguei e o encontrei completamente só. - Palavras às Irmãs 11/09/1919 (p. 84). Na foto os estudantes de Filosofia da Província Sul no ano de 1988 com o Superior geral Dom Giuseppe Masiero, Pe. Antônio Darida, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Silva e Pe. Augusto Vianna.

Nenhum comentário: