quinta-feira, 17 de junho de 2010

XIII CAPÍTULO GERAL: O trabalho nas comissões, visita de Dom Andrea Gemma

Após a eleição do Superior Geral e dos Conselheiros, os Padres Capitulares deram continuidade à agenda de trabalhos.
Os secretários das Comissões, que refletem sobre os temas específicos de interesse comum para a Congregação - Vida Religiosa, Missões, Governo, administração e questões jurídicas - fizeram as apresentações na assembléia para que as propostas pudessem ser conhecidas e enriquecidas com sugestões dos capitulares. Este trabalho ocupou a tarde de segunda-feira e durante todo o dia de ontem. Tópicos especiais são propostas algumas províncias ou pelo Conselho Geral, de interesse para toda a congregação.
Após este trabalho, as comissões se reuniram para elaborar uma primeira versão já bem definida, para que o texto seja submetido a votação. Esses textos uma vez votados e aprovados constituirão as linhas de ação e as decisões dos próximos seis anos, tanto para o Conselho Geral como para toda a congregação.
A votação dos textos, para aprovação, em primeiro lugar, é precedida por uma análise detalhada e a oportunidade de sugerir melhorias. Estas são as últimas alterações antes da votação final a ser realizada na próxima semana.
A noite recebemos a visita do Bispo Orionita Dom Andrea Gemma, que, depois de participar de uma audiência geral com na Papa na Praça de São Pedro, juntou-se a nós para presidir a Santa Missa.
Dom Gemma sugeriu esta via como um programa de renovação pessoal e toda a congregação.
Amanhã os trabalhos do Capítulo continuará com a análise dos textos propostos pelas Comissões.
Paz e Bem,
abraço a todos
Pe. Paulinho



Nenhum comentário: