sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no CHILE: Don Simionato no telefone informa sobre a situação nas Casas de D. Orione

Finalmente, após várias tentativas, às 21h15 de 27 de fevereiro, o Superior Geral foi capaz de falar com Dom Roberto Simionato, maior no Chile.

Don Roberto, com vocês estão?
Estamos todos bem. Não houve danos graves para as casas. Montes e montes de medo, mas nenhum dano às pessoas ou aos irmãos e irmãs, e não para os hóspedes.

Como é a situação em nossas casas?
O terremoto atingiu o sul do Chile central. Ao rever as nossas casas, de norte a sul, esta é a imagem.
Iquique é a nossa casa mais ao norte, em quase 1800 km de Santiago, e não é nada aconteceu.
Em Santiago, nas nossas casas, Little Cottolengo, escolas, paróquias, capelas, irmãs ... houve algum dano ao vidro, gesso, design de interiores, mas nada de grave nas estruturas dos edifícios. A igreja paroquial, edifício velho grande, teve mais danos e amanhã há missa. Na Câmara houve prejuízos para o chão provincial, cúpula Tenho um quarto também. Ele caiu do teto de gesso, livros, armários ... tão assustada, mas sem consequências graves.
Em Rancagua teve danos especialmente nossa Igreja, que é antigo e colonial times. Não se pode comemorar antes da colonização. Para os idosos, no segundo andar de um pensionista, não havia muito medo e foi transferido imediatamente para o primeiro andar.
A QUINTERO, mais ao sul, na costa perto de Valparaíso, o dano não foi significativa, mas apenas quebrado janelas, fendas, entulho. Alguns danos também à igreja.
Los Angeles é a nossa casa mais próxima ao epicentro do tremor de terra considerada zona de Concepción. Nossa igreja tem sofrido porque foi reconstruída após o terramoto de '60. Mas todos os edifícios conexos (escritórios salas de catequese da paróquia e mais) um antigo edifício desmoronou. Será que ser refeito. A escola é nova e tem estado para além de danos às janelas, tectos e algum outro elemento. Na parte velha da cidade não houve danos graves. Eu não posso chamar de Los Angeles.

O tempo fez o terremoto?
O terremoto ocorreu às 3:34 am. Digo-lhe como me senti. Há muito tempo sofreu um abalo. Eu pensei, "será" - você sabe que no Chile que estamos acostumados a um idiota - mas depois de 30 segundos não passar e até aumenta com intensidade assustadora, ele continua, eles começam a entrar em colapso, o ruído, a luz desaparece ... Eu ainda estava na cama. Depois que eu saí no quintal, eu encontrei o clero, verificamos que estar lá e que ninguém tinha quaisquer danos ...

Era muito violento. Felizmente que teve seu epicentro 80 quilômetros da costa.
Havia 8,5 da escala Richter, o máximo. Você acha que o terrível terramoto de 22 de Maio de 1960, que modificou a topografia do terreno - foi de 9,0 graus. Mas este sismo é considerado pior do que isso, pois durou mais de dois minutos e meio. O recente terremoto no Haiti foi de 7 graus na escala Richter. Mas aqui são melhores e terremotos edifícios prova.

Agradecemos ao Senhor que está tudo bem e edifícios das nossas obras tem governado bem o suficiente.
Sim, graças a Deus que o terremoto ocorreu durante a noite e aos sábados. Imagine se tivesse acontecido na segunda-feira de manhã, com 1.700 meninos na escola, mesmo com o vidro e escombros que caíram problema muito pior que poderia acontecer ...

Mantenha-me informado. Estamos perto, oramos por você e para o povo do Chile.
Obrigado. Também reafirma a congregação que estamos todos bem e neste grande desastre que correu tudo bem. Para o dano será visto em seguida, com calma, mas nenhum de nós e os nossos convidados tiveram danos.

Miguel Esser, Coordenadora Geral do MLO, de Santiago de Chile:
Querido Padre Flavio, com gracia de Dios no hay temor, apenas preocupación por tantas personas que lo han perdido todo. Todos bien en casa, fuera de los daños materiales. En el Cottolengo Cerrillos de todos están bien. Saludos y abrazo. Miguel

Don Flavio Peloso

Nenhum comentário: