segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Espírito de Dom Orione

7. PRIMEIRO A CARIDADE
b) Vejamos, pois; estamos no princípio do ano escolástico e muitos de vós já se conheciam, mas estáveis longe da vista, uns dos outros. Agora, desde o princípio do ano escolástico, procurai que haja muita união, muita concórdia, comunicação amiga, muita fraterna caridade: "diligite scientiam sed praediligite charitatem, (Amai a ciência, mas amai muito mais a caridade)”. Que esta Casa seja de verdade uma família religiosa na qual, acima de tudo e de todos, se procure formar um só coração e uma só alma. Que nenhum dissabor, nenhum caráter difícil, venha a enfraquecer a caridade.

E, atenção, cultivai a Teologia, a Filosofia, mas lembrai-vos sempre que acima do estudo, acima da ciência, se deve sempre preferir e buscar o espírito de Deus; e Deus é caridade! No amor de Deus, amemo-nos uns aos outros como se amam os anjos do céu, sem preferências, e cultivando tanto a caridade fraterna, a ponto de tornar nossa vida tão bela, tão doce, tão suave que esta Casa Mãe possa ser a Mãe e Mestra na vida de união dos espíritos, na arte de unir-nos reciprocamente – e deixai-me empregar um verbo não muito apropriado, mas que exprime muito – na arte de aglutinar os nossos corações, e na arte de formar um só coração e uma só alma.

Dado que nos ilumina e nos governa uma mesma fé e uma mesma esperança imortal, assim também a mesma caridade que nos une a Deus deve nos unir uns aos outros. E que haja entre nós tanta harmonia para nos impelir, cada um a seu modo, a nos esforçarmos para tirar todas as angulosidades, melhorar nosso caráter, para podermos trabalhar e caminhar juntos na via da perfeição. Que cada um de nós tenha um manto para cobrir as falhas e fraquezas dos irmãos. E então, sim, a vida religiosa se tornará uma vida com sabor de Paraíso... Esta é minha Boa Noite de hoje; as palavras de Santo Agostinho: "Diligite scientiam, sed anteponite charitatem. (Amai a ciência, antes, porém, a Caridade!)"
(Do "Boa noite" de 15/10/1939 - Parola XI, 184)

Nenhum comentário: