sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sexta SÁBIA Sexta

A falta de perdão
A falta de perdão endurece o nosso coração, semeia discórdia, planta o mal e volta-se contra nós mesmos.
O pequeno Zeca chegou em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para a horta, ao ver aquilo chamou o menino para uma conversa. O menino intrigado já foi se adiantando:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca zombou de mim na escola. Ele me humilhou na frente dos meus colegas. Disse que sou lento e atrapalho as brincadeiras. Quero que ele fique doente e não possa mais ir à escola.
O pai escutou tudo calado e foi até um abrigo, onde guardava um saco de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou calado. Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse perguntar, o pai lhe disse:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa , depois voltarei prá conversar.
O menino achou a brincadeira divertida. O varal estava longe e ele acertou poucas pedras de carvão na camisa. Uma hora depois o pai chamou-o para o quarto e perguntou a ele:
- Como se sente agora?
- Estou cansado mas feliz por ter acertado alguns pedaços de carvão na camisa, ou melhor, no Juquinha.
O pai então pediu ao filho que se olhasse no espelho. Assustado, Zeca percebeu que estava todo sujo de carvão. A camisa no varal ficou menos suja do que ele.
Na vida também é assim. Quando desejamos o mal aos semelhantes, quando elevamos nossos pensamentos contra alguém, a sujeira, os resíduos, a fuligem recaem muito mais sobre nós mesmos. A vingança machuca mais aquele que quer se vingar.

Nenhum comentário: