quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Circular do Diretor geral em nove dias







O ORIONITA SACERDOTE
Unidade de vocação e especificidade de ministério

Segundo dia
Somos feitos para Deus
Peço e espero que o Capítulo geral, já desenvolvido nas fases pessoal, comunitária e provincial, nos ajude a redescobrir o nosso ser para Deus, para a santidade.

Devemos ser “como hera agarrada a Cristo”, fazia eu votos na saudação natalina. Todos nós recebemos a graça de encontrar a árvore na qual nos enxertarmos, quem sabe, com ânsia e sofrida esperança, suplicando a vida. É a árvore da vida, a boa oliveira na qual fomos enxertados (Rm 11,24), a videira da qual somos ramos (Jo 15,1-6), a cruz de Cristo, da qual todos recebemos graça sobre graça, vida em abundância (Gal 2,20; Rm 6,5-11; Jo 10,10). “Estar com Cristo significa estar com a árvore da vida. Ele, fato, é a árvore da vida para quem a ele se liga” (Santo Agostinho).

Em Jesus, no Espírito de filhos, que alimenta a nossa vitalidade para o bem das Almas, é que está tecida e estruturada a nossa vida consagrada. ([1] Circolare A única coisa necessária, “Atti e comunicazioni della Curia generale” 2007, n.224, p.187-209).

Jesus chamou os Doze para que ficassem com Ele (cf. Mc 3,14), e eles se tornaram irmãos entre si e apóstolos para os outros. A vida religiosa é “apostolica vivendi forma”, justamente porque sua organização imita a dos apóstolos com Jesus.

É para buscarmos uma especial união com Jesus que nos conduz o Ano sacerdotal que o Papa Bento XVI instituiu para se celebrado desde a solenidade do Sagrado Coração, 19 de junho de 2009, até a mesma solenidade de 2010, apresentando como modelo o Cura d´Ars, São João Maria Vianney, patrono dos párocos.

“O Ano Sacerdotal –explicou o Papa – pretende contribuir para promover o compromisso de renovação interior de todos os sacerdotes, para fortalecer seu testemunho evangélico no mundo de hoje”, e para que os sacerdotes se sintam “amigos de Cristo, por Ele particularmente chamados, escolhidos e enviados”. ([2]Cfr Carta de instituição do Ano sacerdotal, do dia 16 de junho de 2009).

(Leia amanhã o terceiro dia: "O religioso orionita sacerdote")

Nenhum comentário: