segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Segunda SÁBIA Segunda

O Milho Gigante
Esta é a história de um agricultor bem sucedido. Ano após ano, ele ganhava o troféu "Milho Gigante" da Feira da Agricultura daquele município. Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessa ocasiões, um repórter de jornal, ao entrevistá-lo após a já tradicional colocação da faixa, ficou intrigado com a informação dada pelo agricultor sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto. O repórter descobriu que o agricultor compartilhava a semente de seu milho gigante com os vizinhos.
- Como pode o senhor dispor-se a compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu a cada ano?
O agricultor pensou um pouco e respondeu:
- Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho. Se quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom.
Ele era atento à harmonia da natureza. O milho dele não poderia melhorar se o milho do vizinho também não tivesse a qualidade aumentada. Assim é também em outras dimensões da nossa vida. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com seus vizinhos também estejam em paz.

Nenhum comentário: