quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Espírito de Dom Orione

5. CARIDADE! CARIDADE! CARIDADE!
e) O grande segredo da santidade
O grande segredo da santidade é amar muito ao Senhor e aos Irmãos no Senhor. Os Santos são cálices de amor de Deus e dos Irmãos. Amar a Jesus, amarmo-nos em Jesus; trabalhar para fazer amados Jesus e o seu Santo Vigário, o Papa; rezar, trabalhar, padecer, calar, amar, viver e morrer de amor a Jesus, ao Papa e às almas!

Ó meus caros filhos, a Pequena Obra da Divina Providência deve ser como uma Família em Jesus Cristo. Firmemente unidos pela caridade, unidos de coração indivisível neste corpo moral que é a nossa Congregação. Oh! Que grandes bênçãos e que ajuda receberemos da mão de Deus, e como nos sentiremos alegres, felizes e fortes! A Congregação prosperará e será abençoada por mérito de todos que contribuírem para manter a união e a paz, pois que nossa força, ó filhos caríssimos, está na união, cujo vínculo é Cristo. Oh, com que alegria e gozo do coração poderemos então cantar o salmo «Ecce quam bonum et quam jucundum habitare fratres in unum (Eis como é bom e agradável os Irmãos habitarem unidos)».
A caridade se dirige totalmente ao bem da Igreja e das almas, ela é o emblema dos discípulos de Cristo e da Igreja. São Paulo escreveu: "A fé, a esperança e a caridade: a maior delas três é a caridade". Busquemos, pois, com ardor a caridade. Ela é a via a ser seguida, ó meus filhos, ela vale imensamente mais do que qualquer outra coisa. A alma da Pequena Obra é espírito de Caridade: a mais humilde caridade possa guiar, ó meus Irmãos, os nossos passos: caridade em tudo e em todos, “in omnibus charitas”!
(Mensagem natálicia 1934. Lettere II, 139 - 149)
.

Nenhum comentário: