quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

quinta SÁBIA quinta

As ferramentas
Contam que em uma marcenaria houve uma estranha assembleia. Foi uma reunião onde as ferramentas se juntaram para acertar suas diferenças.
Um martelo presidia, mas os participantes pediram-lhe que renunciasse. A causa? Fazia uma barulho danado e além do mais, passava todo o tempo golpeando as demais.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso dizendo que ela dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em conflito.

A lixa aceitou, com a condição de que expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixo, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira converteu-se num fino móvel. Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra:

-Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava forças, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe capaz de produzir móveis e uma grande alegria tomou conta de todos.

Nenhum comentário: