domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Espírito de Dom Orione

7. Primeiro a caridade!
a) Lembro uma expressão de Santo Agostinho para dar-vos hoje a Boa Noite. É uma das frases que desejo que estejam escritas lá em baixo nos pórticos. Desde o fim do ano passado escrevi uma lista de frases a serem escritas nos pórticos desta Casa Mãe; mas acabei por perder e espero que algum meu secretário descubra onde andam as benditas frases para serem finalmente escritas nas paredes dos pórticos.

E qual é a frase? É esta: "Diligite scientiam sed antepónite charitatem, (Amai a ciência, antes, porém, a Caridade!)” Antes a CARIDADE... Preferência para a caridade, para o amor de Deus, para o amor pelas almas, pelo amor do próximo. O amor pela piedade acima do amor à ciência, porque a piedade é o amor de Deus; e o amor de Deus é a essência da caridade. Meus caros clérigos, viestes de tantas partes, de tantas Casas diversas, e estais nas vésperas de retomar os vossos estudos que tínheis interrompido, ou para fazer o Noviciado, ou para cumprir os anos do tirocínio.
Agora, depois desse período, estais a voltar aos estudos... A ciência, já disse e repeti muitas vezes, é um raio que resplandece na fronte de Deus, que da face de Deus vem para reluzir em nós!... Deus é o Senhor das ciências: Deus scientiarum Dominus. É isso; mas a ciência tem que ser adquirida, buscada, aprendida por nós, como um meio, não como um fim, só como um instrumento a serviço do bem e da salvação das almas. Nosso principal empenho deve ser o de manter aceso e ardente o nosso coração impregnado do amor de Deus; buscar a ciência, e buscar na própria ciência o caminho de subida do espírito a Deus. Anteponde a tudo o amor de Deus e ficai atentos para que a aquisição da ciência não vos transforme em pobres enfatuados; "scientia enim saepe inflat! (A ciência, muitas vezes, cria pessoas enfatuadas!... )"

Nenhum comentário: