sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Espírito de Dom Orione

6. A FLOR DA CARIDADE
b) E os primeiros cristãos
E os primeiros cristãos quanto se amavam! Sem dúvida, era mais viva do que hoje a caridade, porque os pagãos se convertiam comovidos diante do amor que unia os discípulos de Cristo e diziam: "Vede como se amam os cristãos, quanto se ajudam!"

O distintivo dos cristãos era justamente o amor mútuo, o amor que Jesus tinha acima de tudo ordenado com um mandamento particular, para que todos lhe déssemos a mais especial atenção, ordenou Jesus com as palavras: "Ama a Deus com todo o teu coração, e ama o próximo como a ti mesmo!"
Pobre daquele a quem falta o amor, ai dele!
Penetremos no santuário da família cristã. Que paraíso gozam aí os membros da família quando o amor os une com os mais sagrados vínculos entre os pais e os filhos!
Mas, se não existe a harmonia, o perdão recíproco, o afeto mútuo que tudo facilita, a casa, onde a família deveria encontrar a paz e o conforto, se muda em centro de discórdias, de vingança e de vergonhas escandalosas. E os religiosos e as religiosas de uma comunidade onde reina a perfeita caridade de Cristo, não saboreiam a paz da Pátria futura?

Nenhum comentário: