quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Circular do Diretor geral em nove dias

O ORIONITA SACERDOTE
Unidade de vocação e especificidade de ministério

Terceiro dia
O religioso orionita sacerdote
Neste contexto, julguei bem dedicar a reflexão desta Carta ao tema do sacerdote e mais particularmente à identidade e ao papel do religioso sacerdote. Perguntamo-nos: existe uma espiritualidade específica para o religioso sacerdote? Dom Orione nos transmitiu uma figura típica de religioso sacerdote segundo o carisma? A figura do orionita sacerdote é do mesmo tipo da figura do sacerdote diocesano com o simples acréscimo de algumas características de estilo e de espiritualidade?

Ao fenômeno da paroquialização da vida religiosa – de fato, chamada cada vez mais a suprir o insuficiente número do clero secular – não raro a corresponde a diocesenização dos religiosos sacerdotes. (Segundo o Annuarium statisticum da Igreja de 2007, os sacerdotes no mundo eram 408.024; destes 272.431 diocesanos (aumento de 2,5% com respeito ao ano 2000) e 135.593 religiosos (diminuição de 2,7%). Duas observações: 1) um terço dos sacerdotes do mundo são religiosos, a sua presença é consistente e significativa; 2) não é verdade que os sacerdotes diocesanos estejam em diminuição em respeito aos religiosos, porém está aumentando a necessidade e o número dos religiosos nas paróquias).
Para muitos que vivem o ministério sacerdotal na paróquia, o carisma e a vida religiosa podem reduzir-se a uma aura espiritual de uma vida substancialmente paroquial-diocesana. Para quem, ao invés, está mais envolvido nas atividades caritativas, educativas ou assistenciais, surge o risco de perder a dimensão pastoral-eclesial do ministério sacerdotal. (Para evitar tal risco a Norma 108 prescreve aos sacerdotes dedicados a obras que “tenham também a possibilidade de exercitar o ministério pastoral”).

Não terá chegado o momento de tomarmos consciência, de avaliarmos e governarmos este fenômeno para fazer que surja melhor a unidade da vocação do religioso sacerdote nas mudadas condições eclesiais? O tema da identidade e do papel do religioso sacerdote é muito importante e crítico para o futuro da vida religiosa. (Nas reuniões dedicadas à vida religiosa em geral ou também de nossa Congregação, observa-se que a crise da vocação do religioso irmão se deve à crise do religioso sacerdote que se identifica sempre mais com o ministério sacerdotal, deixando pouco espaço para a vida religiosa sua e dos “religiosos irmãos”. Nesta carta não tratarei dos religiosos irmãos, mas v ai se tornar claro quanto seja importante para eles que os confrades sacerdotes vivam “como religiosos”).

Em nossa Congregação esse tema se apresenta com características comuns a todos os Institutos de vida consagrada e com outras características particulares que herdamos da nossa história e da situação atual.

Pretendo apresentar algumas notas sobre este tema, pois o julgo fundamental para o futuro da Congregação. O tema está presente na reflexão promovida pelo Capítulo geral, no 3° núcleo temático dedicado aos “Ministérios da caridade no contexto atual”. Com referência ao Capítulo, cada qual pode desde já refletir e tomar decisões para viver, pessoal e comunitariamente, a unidade da vocação de religioso-orionita-sacerdote.

(Leia amanhã o quarto dia: "Dualismo vocacional e desvio para a figura diocesana")

Nenhum comentário: