terça-feira, 31 de agosto de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"




53. SEMEAR A BONDADE A MÃOS LARGAS
Sejamos apóstolos da caridade, subjuguemos nossas paixões, alegremo-nos com o bem alheio, como sendo o nosso próprio bem; no céu será exatamente assim, como cantou e Dante em seus sublimes versos.
Sejamos apóstolos da caridade, do amor puro, amor elevado, tudo dom de Deus. O Senhor, ó meus caros Filhos, seja a vossa esperança e a vossa segurança: Ele é o nosso consolador e a chama inextinguível da nossa Caridade. Colocai nele toda a vossa esperança e o vosso coração, pelas mãos da SS. Virgem, em cujo bendito mês destes o vosso passo de entrada no adro sagrado da Igreja. Está na Imitação de Cristo, no livro III, cap. LIX, uma oração de maravilhosa doçura; rezemo-la unidos espiritualmente, e, repetindo-a muitas vezes durante a vossa vida, procurai decorá-la para vosso fortalecimento espiritual,: "In Te ergo, Domine Deus, pono totam spem meam et refugium; in te omnem tribulationem et angustiam meam constituo: quia totum infirmum et instabile invenio, quidquid extra Te conspicio. Em ti, ó Senhor meu Deus, coloco toda a minha esperança e o refúgio de minha alma e da minha vida: em ti, ó Senhor meu Deus, ponho todas as minhas tribulações e angústias, porque todas as coisas que vejo fora de ti, eu as sinto como fracas e doentias!” Animai-vos e sede fortes na Caridade. Fortalecei-vos, ó meus filhos! "Há uma alegria, diz Santo Agostinho (X.22), que não é concedida a quem vive da terra e pela terra, mas só àqueles que amam e servem ao Senhor e à Igreja com amor desinteressado; essa ventura és Tu, ó Senhor e nosso Deus! Aqui está a vida bem-aventurada: no gozo de tua presença, em Ti, por Ti!".
Meus caros Filhos, vivamos da Caridade e na caridade, e viveremos de Deus, por Deus e em Deus eternamente! Abençoo-vos e a todos vós repito: avante sempre, na caridade grande, amando a Cristo e à Igreja, por amor de Deus. Carta a Dom Pensa do dia 02/05/1920 Lettere I, 177 ss (p. 116) - foto de moradores do Cotolengo de Cotia, SP.

Nenhum comentário: