50. VIVER CARITATIVAMENTE
4. A caridade "non quaerit quae sua sunt, sed quae Jesu Christi, não busca os seus próprios interesses, mas os de Jesus Cristo”, escrevia aos Coríntios o Apóstolo; e a Imitação de Cristo, com frase não menos viva, diz que aquele que tem a Caridade "in nulla re seipsum quaerit, em nada busca a si mesmo" (Lib. I cap. XV). E Santa Catarina de Sena: "Quem arde e se consome por essa Caridade, não vê a si mesmo". Não ama a própria felicidade, nem quer se alegrar em si mesmo, como faz o egoísta que nada vê, senão a si próprio, sua própria comodidade e o seu futuro. Pelo contrário, quem tem a Caridade deseja viver para os outros e se consumir pelos outros no doce amor de Jesus Crucificado, e nada mais deseja senão fazer o bem a todos em Deus. “O qui scintillam habéret verae Charitatis, profecto omnia terrena sentìret plena fore vanitatis, Oh, quem tivesse uma centelha da verdadeira caridade, com certeza veria todas as demais coisas como vaidades!". (p. 110 - 111) - Foto dos Religiosos do Instituto Filosófico de Curitiba em 1996.
4. A caridade "non quaerit quae sua sunt, sed quae Jesu Christi, não busca os seus próprios interesses, mas os de Jesus Cristo”, escrevia aos Coríntios o Apóstolo; e a Imitação de Cristo, com frase não menos viva, diz que aquele que tem a Caridade "in nulla re seipsum quaerit, em nada busca a si mesmo" (Lib. I cap. XV). E Santa Catarina de Sena: "Quem arde e se consome por essa Caridade, não vê a si mesmo". Não ama a própria felicidade, nem quer se alegrar em si mesmo, como faz o egoísta que nada vê, senão a si próprio, sua própria comodidade e o seu futuro. Pelo contrário, quem tem a Caridade deseja viver para os outros e se consumir pelos outros no doce amor de Jesus Crucificado, e nada mais deseja senão fazer o bem a todos em Deus. “O qui scintillam habéret verae Charitatis, profecto omnia terrena sentìret plena fore vanitatis, Oh, quem tivesse uma centelha da verdadeira caridade, com certeza veria todas as demais coisas como vaidades!". (p. 110 - 111) - Foto dos Religiosos do Instituto Filosófico de Curitiba em 1996.
Um comentário:
alguém disse que é engraçado (ver reações). O que é engraçado? o Antunes com as mãos no bolso, a careca do Kalu, a calça bag do Paganini, ós óculos escuros do henrique?
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