domingo, 1 de agosto de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"



40. A CARIDADE LEVA PARA DEUS
2. Nestes dias de exercícios espirituais o Senhor quis versar em nossos corações um pouco da sua caridade. Oxalá fique para sempre esta santa união em Jesus Cristo.
Os primeiros cristãos se amavam tanto, que não sabiam expressar isso de outro modo, senão, se chamando irmãos. Como foi bonito o canto que se levantou de nossos corações, depois da bênção eucarística: "Ecce quam bonum et quam jucundum... habitare fratres in unum, Como é bom e agradável estarem unidos os irmãos” (sal 132) num só coração e numa só alma, num só anseio, e num só amor.
Recordo que, muitos anos atrás, nos reunimos em exercícios espirituais durante a grande guerra. Éramos poucos sacerdotes. Durante a guerra, a maior parte dos sacerdotes não fazia os retiros espirituais porque a guerra tinha criado um vazio nas fileiras do clero... Nós sempre nos reunimos para fazer os exercícios espirituais. Muitos dos nossos sacerdotes e clérigos estavam em hospitais de guerra e no fronte.
Fui então ao Cardeal La Fontaine pedir se ele pudesse deixar-nos uma palavra de lembrança daqueles exercícios, e ele escreveu:
"Sede um por todos e todos por um na caridade de Cristo. A dor de um seja a dor de todos, a alegria de um seja a alegria de todos".
Falando de Jônatas e de Davi, a Escritura diz que seus corações estavam conglutinados e empastados (Cf. 1Sm 18,1).
Que nossos corações estejam todos enxertados na caridade do Senhor. (p.97 - 98). Foto da Igreja Nossa Senhora Achiropita e Casa provincial Brasil Sul, Rua Treze de Maio, São Paulo. A tradicional festa começou ontem.

Nenhum comentário: