sábado, 28 de agosto de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"




50. VIVER CARITATIVAMENTE
11. Eu queria escrever hoje de manhã aos quatro novos Subdiáconos, pelos quais rezei na Missa celebrada às seis horas; escrevo agora, enquanto eles recebem a ordenação; mas, ao invés de me dirigir somente a eles, veio-me a ideia de escrever a todos e para todos, mesmo que minha intenção fosse de enviar-vos esta carta como um sinal de minha presença espiritual na Caridade e sinal de alegria pela vossa ordenação, ó meus caros novos quatro Subdiáconos, nossos queridos irmãos; tanto mais que esta é a ordenação mais numerosa de Subdiáconos, desde que nos unimos nesta Congregação, pela caridade do Senhor.
Porém, não quero terminar, sem me dirigir aos novos ordenados, recomendando-lhes que façam tesouro dos dons de Deus. O Senhor, ó meus caros Filhos, seja vossa esperança e a vossa força: Ele é a nossa consolação e a chama inextinguível da nossa Caridade. Colocai nele toda a vossa esperança e o vosso coração pelas mãos da Santíssima Virgem, neste seu mês bendito, em que destes o vosso passo de entrada no vestíbulo sagrado da Igreja. Está na Imitação de Cristo, no livro III, cap. LIX, uma oração de maravilhosa doçura; rezemo-la unidos espiritualmente; aprendei-a e repeti esta oração para vosso conforto, durante toda a vossa vida: "In Te ergo, Domine Deus, pono totam spem meam et refugium; in te omnem tribulationem et angustiam meam constituo: quia totum infirmum et instabile invenio, quidquid extra Te conspicio, Em Ti, portanto, ó Senhor meu Deus, ponho toda a minha esperança e o refúgio de minha alma e da minha vida: em Ti, ó Senhor meu Deus, ponho toda minha tribulação e angústia, porque tudo quanto encontro fora de Ti eu considero como coisa fraca e instável!”
Animai-vos e sede fortes na Caridade. Fortalecei-vos, ó meus filhos! "Há uma alegria, diz Santo Agostinho (X.22), que não é concedida a quem vive da terra e para a terra, mas, somente para aqueles que amam e servem ao Senhor e à Igreja com amor desinteressado; essa alegria és Tu, ó Senhor e nosso Deus! Aqui está a verdadeira beatitude: gozar de Ti, em Ti, e por Ti!".
Meus caros Filhos, vivamos da Caridade e na caridade, e viveremos de Deus, por Deus e em Deus por todo o sempre! Abençoo-vos e a todos recomendo: avante sempre, na caridade grande, amai a Cristo e a sua Igreja no amor de Deus. Carta a Dom Pensa do dia 02/05/1920 Lettere I, 177 ss (p. 114 - 115)

Nenhum comentário: