segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sugestões do Orionmundi: Livros

Segunda-Feira, 01 de novembro de 2010
HOMENS NOVOS E MULHERES NOVAS: O DOCUMENTO DE APARECIDA PARA COMUNIDADES E GRUPOS DE REFLEXÃO

Título: Homens novos e Mulheres novas: O Documento de Aparecida para comunidades e grupos de reflexão

Autor: ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina

Resumo:

A V Conferência do CELAM (Aparecida, SP, maio 2007) reanimou o caminho da Igreja que nasceu do Concilio Vaticano II.
ADITAL divulga esta cartilha -em 12 encontros- sobre o Documento de Aparecida, para incentivar a reflexão sobre a Igreja hoje, ‘depois de Aparecida’; para reforçar ou retomar a ação dos cristãos dentro da vida e da história.
Melhor se for lida em grupos: CEBs; grupos de bairro, de condomínio, de colegas de trabalho, de pessoas cansadas de escutar ‘sermões’, de trabalhadores e funcionários com sede de abastecer sua fé nas fontes do Espírito... Grupos que podem nascer ao redor da leitura desta cartilha.

Segunda-Feira, 01 de novembro de 2010
DEUS EM NÓS: O REINADO QUE ACONTECE NO AMOR SOLIDÁRIO AOS POBRES

O livro apresenta os dois últimos textos (inacabados) de Hugo Assmann, teólogo, sociólogo e pedagogo de reflexões inovadoras, críticas, criativas e provocativas. Só por isso, já poderia ser considerado uma obra significativa. Mas, mais do que isso, pessoas que empenham a sua vida na luta por uma sociedade e relações sociais mais humanas vão encontrar nas últimas reflexões de Assmann, especialmente na proposta de mística de “Deus em nós”, endomística, luzes para novas reflexões e caminhadas. Complementando as reflexões de Assmann, a segunda parte do livro, escrito por mim propõe repensarmos o critério que, no inconsciente coletivo do cristianismo de libertação, tem servido para julgar as práticas pastorais, sociais e políticas: a noção de libertação como uma ruptura radical ou a construção do Reino de Deus.

Tomando a sério as contradições e complexidade da vida social, o livro propõe como critério a experiência de “Deus em nós”, o reinado de Deus que acontece no interior da luta e do amor solidário para com os pobres e as vítimas de sistemas e relações humanas opressivas.

Índice

Introdução

PARTE I: (Hugo Assmann)
Cap 1. Ampliar e aprofundar sensibilidades: elementos para uma pedagogia do terceiro milênio
Cap 2. Fragmentos de Sócio-Pedagogia

PARTE II (Jung Mo Sung): (Jung Mo Sung)
Cap 3. Categorias sociais e a experiência espiritual.
Cap 4. Assistencialismo, reformismo e libertação: qual é o critério?
Cap 5. O reinado de Deus e sistemas sociais.
Cap 6. A plenitude possível e a mística do Deus em nós.

Anexo: Hugo Assmann: teologia com paixão e coragem

ASSMANN, Hugo & SUNG, Jung Mo. Deus em nós: o reinado que acontece no amor solidário aos pobres. São Paulo: Paulus, 2010.

Nenhum comentário: