quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL

Acompanhemos mais Notícias de Família, da última Circular do Diretor geral Dom Flávo Peloso: "Imbuídos pela caridade - para fazer provar o amor providente de Deus" (veja na íntegra em www.donorione.org) .


Tive a alegria de poder participar, em Grand-Bassam (Costa do Marfim), no dia quatro de julho, da consagração do novo Bispo orionita, Dom Raymond Ahoua. É o primeiro fruto da nossa missão africana. A sua sagração teve a participação de uma imensa assembleia de mais de 10.000 pessoas, entre as quais 300 sacerdotes, 25 Bispos e o Cardeal Agré. A cerimônia durou 5 horas, envolveu toda a assembléia, foi devota e vibrante. Pela terceira vez em três anos, entreguei “o anel de São Pio X” a um novo Bispo durante a sua sagração

Raymond, é filho de uma Família, onde cresceu, na paróquia de Bonoua, depois entrou para o noviciado de Velletri e foi para Tortona onde continuou os estudos e a formação e, em seguida foi para Anyama, Bonoua e Nairobi. Dele se poderia dizer, como já dissemos ao falar da venerável Irmã Maria Plautilla, "uma irmã como outras"; assim também foi Raymond, agora escolhido como Bispo e posto sobre o candelabro para seu povo, é, na verdade, um religioso “como outros”. Se de nossas fileiras puderam sair uma “venerável” e um “bispo” significa que a escola é boa e que estamos num caminho santo: Ave Maria e avante!

Na África, depois da sagração de Dom Raymond, tivemos 3 ordenações sacerdotais, 3 profissões perpétuas, 12 primeiras profissões e 14 novos noviços.

A festa de Nossa Senhora da Guarda do dia 29 de agosto é sempre rica de significados e de estímulos espirituais. Foi preparada pela novena pregada por Dom Vincenzo Bertolone, Bispo de Cassano Ionio. "A vida sem a oração é como uma carta sem endereço": com essa e outras expressões o Bispo nos encorajou a aprofundar nossa própria fé e a devoção a Nossa Senhora. A Eucaristia, o principal momento de nosso dia teve como celebrante o Cardeal Crescenzio Sepe, Arcebispo de Nápoles.
Também neste ano tive íntima alegria de presidir a Missa dos Jubilandos, com religiosos e religiosas da Família Orionita, provenientes de todo o mundo, vindos para celebrar seus próprios jubileus de vida religiosa e sacerdotal.

Logo depois da Festa de Nossa Senhora da Guarda, houve a reunião prolongada do novo Conselho Geral que durou nada menos do que oito dias, do dia 30 de agosto ao dia 7 de setembro. Foi um precioso tempo de vida comum e de conhecimento recíproco, posto que foi a primeira vez que estivemos reunidos com certa folga e muita calma. Dedicamo-nos a aperfeiçoar o texto e a publicação do documento final do 13° Capítulo Geral e a transformar as decisões e as linhas de ação nele contidas em programa de animação e de governo.
Acompanhemos amanhã o penúltimo tópico desta Circular.

Nenhum comentário: