quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL



Acompanhemos mais alguns tópicos da última Circular do Diretor geral Dom Flávio Peloso "Imbuídos pela caridade - para fazer provar o amor providente de Deus" (leia na íntegra em www.donorione.org)

NOTÍCIAS DE FAMÍLIA
Esta Carta, queridos Irmãos, é dedicada em grande parte à apresentação do Documento Final do XIIICG, porque é o acontecimento principal que ocupou a maior parte do mês de junho. Desejo chamar agora a atenção sobre alguns outros fatos que marcaram o início destes seis anos que vão de 2010 a 2016.

A Providência e a benevolência do Santo Padre fizeram que a conclusão do Capítulo coincidisse com a visita de Bento XVI ao Centro Dom Orione de Roma – Monte Mario. O Papa veio para benzer a estátua da “Madonnina”, recolocada em seu lugar originário depois que fora atingida e derrubada, alguns meses atrás, por um violento temporal.
“Como não renovar, também hoje, juntamente convosco o belo gesto de devoção a Nossa Senhora, intitulada “Salus populi Romani, a salvação do Povo Romano”abençoando esta bela estátua? disse o Papa, recordando o voto feito em honra de Nossa Senhora, por iniciativa dos Orionitas, com as assinaturas de 1.100.000 de cidadãos romanos que temiam pelas sortes de sua cidade em 1944 durante os bombardeios em 1944.
A visita se transformou numa excepcional Festa do Papa, com a presença de uma multidão do povo romano e de orionitas religiosos e leigos. Foi imensa para todos a satisfação de tornar a ver lá sobre o pedestal a grande estátua de Nossa Senhora, com nove metros de altura, luminosa, dourada e espargindo sua bênção à cidade. E o Papa Bento XVI pronunciou uma bela mensagem para a Família Orionita sobre a devoção mariana e sobre o tema do Capítulo recém-concluído.

Da Secretaria de Estado do Vaticano chegaram em seguida cartas de agradecimento. Uma das cartas era dirigida aos jovens da Paróquia:
“o Papa, que ficou muito feliz com vosso gesto filial, agradece e faz votos para que Vocês cresçam alegres e serenos, conhecendo sempre melhor a Jesus”.

“Irmã Plautilla, Venerável”:
recebi, quando ainda estava na África a bela notícia enviada por celular pelo Pe. Vallauri. Dia primeiro de julho, a Congregação para as Causas de Canonização dos Santos promulgou o decreto de reconhecimento das virtudes heróicas da Serva de Deus Maria Plautilla (no civil Lucia Cavallo), uma Pequena Irmã Missionária da Caridade, nascida em Roata Chiusani (Itália), no dia 18 de novembro de 1913 e falecida em Genova no dia cinco de outubro de 1947.
Ao exprimir nossa comunhão e satisfação à Irmã Maria Irene Bizzotto, a Superiora Geral, e a todas as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, meu primeiro comentário foi:
“Viva! Deus exalta os humildes. Esta é uma mensagem para todos nós”.

É realmente uma grande alegria para toda nossa Família Orionita que vê reconhecido pela suprema Autoridade da Igreja mais um fruto eminente da escola de santidade aberta pelo nosso Fundador São Luís Orione para Tortona e para o Mundo inteiro. Agora, tendo sido declarada “Venerável”, resta somente que se confirme um milagre atribuído à sua intercessão, para que ela seja proclamada “beata ou Bem-aventurada”. Rezemos, pois, invocando a ajuda desta Irmã simples, que chegou tão alto, fazendo com extraordinária caridade as coisas mais simples de cada dia.

Amanhã, mais Notícias de Família.

Nenhum comentário: