sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL



Continuamos com a publicação da última Circular do Diretor geral Dom Flávio Peloso: "Imbuídos pela caridade - para fazer provar o amor providente de Deus". Leia-a na íntegra em http://www.donorione.org/

O 13° Capítulo Geral
A assembléia final do Capítulo Geral se iniciou no dia 30 de maio com uma breve peregrinação às fontes do carisma, isto é, aos lugares do Fundador e de alguns Fundadores ligados a Dom Orione.
Peregrinos a Tortona, ao santuário de Nossa Senhora da Guarda e junto ao Corpo de São Luís Orione, compartilhamos desde o início do slogan “Somente a caridade salvará o mundo” que indica a experiência carismática das origens e o testemunho de tantos confrades de ontem e de hoje.
No dia seguinte, acompanhados idealmente por Dom Orione, fomos encontrar Dom Bosco, em Valdocco, tornando a ouvir da voz de seu sucessor, o reitor-mor Pascual Chavez Villanueva, o slogan do Santo dos jovens: “Da mihi animas; cetera tolle”. ( Dom Bosco explicou essa expressão a Domingos Savio, “ajudou-o a traduzir e a descobrir este sentido: Ó Senhor, dá-me almas, e podes tomar de mim tudo o mais” (MB V 126). Dom Orione cita muito frequentemente o brado de São Francisco de Sales e de Dom Bosco; depois o transformou no famoso “Almas e almas!”.)
Pouco mais adiante, ainda em Valdocco, fomos bater à porta do Cottolengo e vimos estampado sobre as paredes e no semblante das pessoas o slogan “Caritas Christi urget nos”, ( O brado paulino (2Cor 5,14) era por Dom Orione muito citado em latim e traduzido com variados detalhes . É clássica a tradução por ele usada no Hino da caridade: “O amor de Cristo e dos irmãos nos anima, nos impele” (Lettere II, 328). Usa também outras palavras para exprimir a experiência do urget interior: “nos urge”,“nos arrasta”, nos obriga”, “nos pressiona”, “nos faz voar em socorro”. Note-se que muitas vezes ele qualifica a “caridade” como “a caridade de Cristo”, “a caridade de Deus”, “a caridade, o amor, isto é, amor de Deus e do próximo”.) que tantos santos formou e tantas misérias aliviou.
Sabendo que Dom Orione, continuando em Turim, atingiu o fogo também do beato Giuseppe Allamano, fizemo-nos levar à casa-mãe dos Missionários da Consolata e lá ouvimos o atual superior geral, Pe. Aquiléo Fiorentini, nos dizer que “A caridade é a substância da missão”.
Esses lugares, esses santos, essas congregações, deixaram nos Capitulares um fervoroso clima de espiritualidade que, certamente, contribuiu para o bom trabalho do Capítulo. Com o Instrumentum laboris sempre em mãos, os Padres capitulares transformaram as indicações vindas dos Capítulos provinciais e das comunidades em linhas de ação e em decisões.
O tema “Somente a caridade salvará o mundo” nos animou a sermos “Dom Orione hoje”, em nosso mundo. E nos convidou a nos tornarmos entusiastas de seu projeto de santidade, testemunhas felizes e acreditados do espírito orionita, enamorados de Deus e dedicados aos irmãos mais necessitados, convictos que “A causa de Deus e da sua Igreja não se serve senão com uma grande caridade de vida e de obras” (Lettere I, 181). Ela é a fonte não somente do carisma orionita, mas da nossa vida consagrada e de nossa missão.

Próximo tópico: "As palavras de Bento XVI"

Nenhum comentário: