quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL

A partir de hoje, estaremos publicando a Circular do Diretor geral, em 11 partes (ela está disponível na íntegra em várias línguas, inclusive Português no site www.donorione.org).


IMBUÍDOS PELA CARIDADE
PARA FAZER PROVAR
O AMOR PROVIDENTE DE DEUS

Roma, 2 de Outubro de 2010
Festa dos Santos Anjos da Guarda

Caríssimos Confrades,

Deo gratias!
Temos em mãos o documento do 13° Capítulo Geral que teve como tema “Somente a caridade salvará o mundo. Fontes, relações, ministérios, vocações e novas fronteiras da caridade apostólica”. Depois do comum envolvimento da Congregação na fase preparatória, a fase conclusiva se realizou em Ariccia (Roma), do dia 30 de maio ao dia 23 de junho de 2010.


IMBUÍDOS PELA CARIDADE
PARA FAZER PROVAR O AMOR PROVIDENTE DE DEUS

Tomo as palavras do discurso do Papa Bento XVI no Centro Dom Orione de Monte Mario – a datação de Roma, o título desta Circular de apresentação do Documento do 13º Capítulo Geral e a proposta da Caminhada do período de seis anos que estamos a iniciar. Parece-me que essas palavras e tudo isso exprime felizmente a dimensão mística e apostólica da caridade que é a vida da nossa Vida religiosa.

“Somente a caridade salvará o mundo”: do tema ao projeto
O fogo da caridade de Deus que inflamou Dom Orione é a nossa herança mais preciosa. “Seja o nosso espírito um espírito grande de humildade, de fé, de caridade: seja a nossa vida toda tecida de oração, de piedade operosa, de sacrifício para fazer o bem às almas. Somente com a caridade de Jesus Cristo se salvará o mundo! Devemos encher de caridade os sulcos que dividem os homens repletos de ódio e de egoísmo. Reine entre vós, ó meus caros filhos, a grande, suavíssima e sobrenatural caridade que sempre fez de todos vós como que um só coração e uma só alma ” (Lettere I, 282).
Com o 13° Capítulo geral, propusemo-nos ajudar-nos uns aos outros a reavivar em nós e em todas as nossas atividades o fogo e o espírito orionita, confrontando-nos com o célebre dito do nosso Pai fundador “Somente a caridade salvará o mundo”.
Assumimos a CARIDADE como fonte e dinâmica de vitalidade espiritual, comunitária e apostólica. É “a caridade a única que vivifica, edifica e unifica em Jesus Cristo e na Igreja” (Scritti 59,215; 61,153). Assim pois, é na caridade que está em jogo a nossa santidade e o nosso apostolado, a felicidade pessoal e o futuro da Congregação.
A revisão/projeto de vida do Capítulo considerou cinco núcleos temáticos: 1) as fontes da caridade, 2) as relações comunitárias, 3) os ministérios da caridade, 4) a caridade das vocações, 5) as novas fronteiras da caridade. Cada núcleo temático foi por sua vez subdividido em 3 pontos particulares criando um total de 15 temas.
A Congregação se confrontou sobre cada um desses 15 temas com o estilo e o método do discernimento comunitário, individualizando o chamado de Deus, a situação nossa, as linhas de ação. O documento que temos agora em mãos é o fruto amadurecido dessas reflexões.

(Leia amanhã: "O 13° Capítulo Geral ")

Nenhum comentário: