terça-feira, 16 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL

Acompanhemos dois tópicos da última Circular do Diretor geral Dom Flávio Peloso "Imbuídos pela caridade - para fazer provar o amor providente de Deus" ( na íntegra em www.donorione.org )


Participando todos, como filhos
A caminhada promovida pelo Capítulo Geral provém da contribuição de todos e é para todos. Entusiasmados todos e empenhados, quanto mais nos for possível.
Como dedicamos atenção ao estudo e à preparação do Capítulo Geral, da mesma forma, e mais ainda, se exige agora de nós o compromisso de, como filhos, nos empenharmos na concreta realização de tudo que o Capítulo nos confiou com autoridade.
Ainda em referência à atuação do Capítulo, cabe-nos continuar a praticar o mesmo método do discernimento comunitário que nos guiou durante sua preparação.
A realização das decisões capitulares, para ser eficaz, deverá ser orgânica e continuada durante todos os próximos seis anos. Nós o faremos seguindo a dinâmica de caminhada indicada por nossas Constituições e consolidada pela tradição da Congregação.
Como governo geral, já esboçamos a programação para o sexênio, prevendo uma ação abrangente e diversificada, distribuída no calendário do sexênio. Haverá encontros com os conselheiros provinciais para assumirmos o programa do Capítulo e, com base nele, orientar o governo da província.
As assembléias provinciais de programação têm o compromisso de interpretar e programar na realidade de cada nação tudo quanto foi decidido pelo 13º Capítulo Geral.
Em seguida, em 2013, ocorrerão as assembléias provinciais e a geral de verificação (avaliação) para fazer o balanço e o relançamento da caminhada do sexênio.
Durante os seis anos, as reuniões anuais dos diretores retomarão as decisões do Capítulo, refletindo e atuando quanto se refere às comunidades e obras.
Da mesma forma a visita canônica provincial e a geral, serão momentos fortes para assumir a visão e promover as linhas de mudança requeridas pelo Capítulo.
A ação dos secretariados terá por escopo animar e realizar as indicações do Capítulo referentes ao próprio setor. Os encontros internacionais assinalarão as etapas da caminhada comum da Congregação.
Certamente os Cadernos anuais de formação permanente se concentrarão sobre as orientações do Capítulo.
Além destas principais dinâmicas da Congregação, há tantos outros recursos e iniciativas a serem aproveitadas para apoiar a caminhada de renovação: penso, por exemplo, os exercícios espirituais, leituras e circulares minhas e dos provinciais, os temas de formação dos leigos, festas de família, e tanta coisa mais.

Ave Maria e avante!
Como última palavra, deixo-vos a calorosa exortação de Dom Orione a seus Confrades, no mês de agosto de 1934, pouco antes de partir para a América Latina: "Fundadores sois vós, eu não sou senão um irmão maior chamado por primeiro em ordem de tempo, por divina misericórdia, mas sois vós que fazeis ir à frente as casas e que dais fisionomia à Congregação. Renovar-nos ou morrer!"
É isso mesmo. É uma grande responsabilidade.
Dom Orione continua a ser o nosso “irmão maior”, presente e ativo lá nos céus. E nós devemos fazer a nossa parte.
Ave Maria e avante!
Amanhã acompanharemos: Notícias de família

Nenhum comentário: