domingo, 14 de novembro de 2010

CIRCULAR DO DIRETOR GERAL

Acompanhemos mais um trecho da última Circular do Diretor geral Dom Flávio Peloso "Imbuídos pela caridade - para fazer provar o amor providente de Deus" (disponível em www.donorione.org)


Do discernimento ao documento
O Capítulo elaborou o texto que constituirá o nosso vademecum espiritual e operativo durante os próximos seis anos, de 2010 a 2016. Por uma parte, sabemos que é fruto da nossa experiência e partilha em decifrar e interpretar os sinais dos tempos. Por outra parte, o documento é uma precisa expressão da vontade de Deus a respeito da nossa próxima caminhada de religiosos.
Cada um dos15 pontos do tema geral “Somente a caridade salvará o mundo” está articulado numa sequência inseparável.
1. Que deseja Deus de nós. Com o olhar voltado para Deus, para a Igreja e para Dom Orione, depois do esforço de discernimento, aqui é percebido o que Deus quer de nós hoje.
2. A nossa situação. Breves acenos apresentam a visão do contexto em que vivemos, nos aspectos positivos e nos aspectos problemáticos, conscientes que Deus nos fala através da história.
3. Que devemos fazer. São as disposições práticas a serem atuadas.
A. As linhas de ação indicam uma perspectiva e uma ação a ser realizada no tempo e em várias modalidades para propiciar a renovação na mentalidade e nas estruturas. As linhas de ação são no total 41, numeradas progressivamente, elas indicam as prioridades que a Congregação se dispõe a enfrentar nos diversos âmbitos da sua vida.
B. As decisões são ligadas às linhas de ação e pedem ações pontuais e precisas no tempo e nos modos. São 35, numeradas progressivamente. Elas dizem respeito a assuntos diversos (cada religioso, a comunidade, a província, o governo geral) e a contextos variados (formação, missão, apostolado, administração, etc.).
O documento está articulado, mas, na realidade, pode ser resumido em cinco grandes linhas de crescimento, cada uma delas pressupõe e reforça as outras:
1) assegurar o acesso às fontes da caridade em que se possa atingir vitalmente,
2) realizar melhor as relações comunitárias que alimentam e dão sustento à caridade,
3) viver as atividades apostólicas como ministérios da caridade no contexto atual,
4) exprimir a fecundidade da caridade nas vocações,
5) impelir-nos, hoje, em direção às novas fronteiras da caridade.
Na parte final do documento acham-se recolhidas as outras decisões referentes a temas de particular interesse. Somente algumas delas têm ligação com o tema central do sexênio, ao passo que as outras se referem ao governo, à administração e à revisão de alguns pontos das Constituições e das Normas.
A publicação do Documento do XIII Capítulo geral torna oficiais as orientações decididas no Capítulo e marca o ponto de partida do sexênio 2010-2016.

(Amanhã, acompanharemos mais um trecho: "Do documento à caminhada")

Nenhum comentário: