sábado, 27 de novembro de 2010

Mensagem do Provincial Pe. Aparecido

FELIZ NATAL
BOM ANO DE 2011 PARA TODOS

Com a graça de Deus fazemos história, construímos a vida, onde cada um se encontra, com amor, entrega total e muita dedicação, própria dos Orionitas, ora na alegria, ora na dor, com sacrifícios, levando Jesus às crianças, jovens e adultos, nas nossas paróquias e testemunhando a Caridade (“Só a Caridade Salvará o Mundo”) que constitui a presença de Deus na caminhada da humanidade. Isso é Natal.
Que 2011 seja um ano cheio de Deus para nós religiosos com conversão ao Senhor a partir das novas comunidades onde seremos chamados, como para todo o povo de Deus. Isso é ter um bom Ano de 2011.

FELIZ NATAL, BOM ANO DE 2011 PARA TODOS!
TRANSFERENCIAS: toda transferência é um momento de desafio, desafio para quem parte e para quem fica, como para quem chega.
É o exercício do voto de pobreza. É um ato profundo da pobreza assumido como voto.
Deixa os amigos, sucessos, realizações, estruturas, a comunidade, seguranças, bem estar e recursos. O religioso parte com a mala e alguns objetos, o resto fica tudo para trás.
É hora da renúncia. E vamos para lugares conhecidos ou desconhecidos para continuar o projeto que outro religioso está deixando. Seja uma obra como uma paróquia. Pode ser em situação não tão boa, como em ótimo encaminhamento.
Certamente nos renovamos com as mudanças. É também momento de liberdade, de Graça de Deus, novos amigos, superação de situações viciosas, novo trabalho e nova comunidade. Tudo isso é um ganho. “É dando que se recebe”.

É HORA DE MUDAR: agora em Novembro, depois de 10 meses falando com os religiosos sobre o novo triênio 2011- 2013 chegamos no momento em que o governo provincial oficializou a destinação de todos os que serão transferidos.
Já foram aprovados todos os diretores de comunidades religiosas no Conselho provincial, tendo sido encaminhados à Roma para a oficialização. Queremos neste triênio valorizar o papel importante do diretor de comunidade, como ponto fundamental para criarmos uma unidade de trabalho na província: na oração, nos trabalhos e na vivência dos votos. A comunidade religiosa é o lugar onde vivemos, construímos a nossa família e dever ser o lugar onde devemos ser felizes.
Também foram aprovados os diretores ecônomos e encarregados de obra para montarmos as atas a fim de que civil e juridicamente os religiosos possam responder pelas obras que temos.

NO ATO DA TRANSFERENCIA, cada diretor, pároco ou encarregado de Obras deve preparar um dossiê para passar para os novos diretores de acordo com formulário enviado pela Província a todas as casas. Esse documento constitui o documento de passagem de governo e deve ser assinado pelo diretor da comunidade, ou encarregado de Obra que está deixando a casa, pelo novo diretor ou encarregado de Obra, como pelo Provincial ou o Ecônomo.

IMPORTANTE, PARA QUEM SAI E PARA QUEM CHEGA
1. Chegar com humildade, reconhecendo e valorizando o trabalho de tantos religiosos e leigos que trabalharam naquela Paróquia ou Obra.
2. Passar alguns meses observando, estudando o funcionamento da casa, conhecendo os moradores, funcionários, benfeitores, visitando pessoas amigas da casa, para que não se perca o contato com a sociedade.
3. Não levar funcionário da casa em que o religioso trabalhava, para a casa onde vai trabalhar.
4. Não chegar e mandar funcionários embora sem os conhecer criando um clima de terror.
5. Verificar o equilíbrio entre entradas e saídas.
6. Não trocar carros, móveis, empreender construções e reformas sem conhecer as necessidades da casa e suas condições financeiras.
7. Conhecer todos os processos jurídicos, trabalhistas, contratos, convênios, e a organização da casa de modo geral para fazer um plano de trabalho e agir com segurança.
8. Fazer uma visita ao bispo, Prefeito, contador ou advogado da casa e etc.
9. Nunca falar mal da administração anterior, de forma inadequada mesmo que tenha razões para isso.
10. Começar bem é começar conhecendo, estudando e ao mesmo tempo elaborar um plano de ação.

AGRADECIMENTOS: é preciso agradecer, em primeiro lugar a Deus nosso Pai, a São Luís Orione, o nosso fundador, como todos os nossos religiosos que no diálogo colocaram suas dificuldades e resistências, mas sempre com grande boa vontade, assumindo as responsabilidades como suas, mesmo com sacrifícios que se impunha a transferência.
Sem a colaboração de todos não teríamos chegado a organizar a nossa província para o próximo triênio. Muito Obrigado e que Deus Pai, por intercessão de São Luís Orione nos abençoe.

Pe. Aparecido da Silva
Diretor provincial

Nenhum comentário: