quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do Diretor geral

O SENHOR SABE QUEM SOMOS

Celebrar o Natal significa festejar o fato que Deus manteve a sua promessa. Nosso Deus é um Deus fiel, um Deus que mantém as suas promessas. De outra parte, o amor verdadeiro não é certamente um caminho de promessas e de fidelidade?

Era manhã cedo. Um ancião estava esperando diante de um ambulatório médico. Olhava o seu relógio a intervalos cada vez mais breves. Finalmente chegou a sua hora.
O médico era um seu amigo. O acolheu com gentileza e passou a consultá-lo com calma. Primeiro algumas palavras de cordialidade, depois passou a verificar a pressão, ascultar o coração e pulmões.
Vendo-o porém muito impaciente e com os olhos que corriam furtivamente ao relógio, lhe perguntou se por acaso tinha um outro compromisso. O ancião respondeu que deveria ir à casa de saúde para tomar o café da manhã com a sua esposa.
- "Mas ela tem Alzheimer", procurou relativizar o médico.
- "Sim, é verdade, mas tem cinco anos que vou tomar o café da manhã com ela às 9:00 hs exatamente".
- "E vai, ainda, toda manhã, mesmo se, sua esposa, não sabe quem é você?", disse o médico escandindo as palavras pela surpresa.
- "Ela não sabe quem sou eu, mas eu sei muito bem que é ela", concluiu o homem com um bom sorriso. E saiu com passo decisivo.

Escutei esta história há algum tempo. Retorna-me em mente em muitas ocasiões concretas da minha vida cotidiana e da Família Orionita.
Penso aos muitos pais fiéis à própria vocação, mesmo quando o gosto próprio ou a gratidão dos outros não dão sabor às pequenas e humildes incumbências.
Recordo os cristãos de Buritis, na Amazônia Brasileira, e aqueles encontrados em diversas partes do mundo, coerentes com a própria fé a custo de sacrifício e pagando o preço cotidiano.
Vem à minha mente rostos, cenas e ritos cotidianos de confrades e freiras que doam a vida na oração e na missão, a cada dia, sem "tocar a trombeta diante de si".
Agora, próximos do Natal, esta história me faz pensar ao "Deus fiel, que mantém a sua aliança e misericórdia por mil gerações" (Dt 7,9). Nós não sabíamos mais que era Ele - o pecado corta as relações pior que o Alzheimer -, mas Ele continuava a saber muito bem quem somos nós "e vem morar conosco" (Jo 1,14). Por isto, também agora, no migrar dos nossos dias, nos acontecimentos alegres e tristes, com Dom Orione e com Renzo do Romance "Promessi Sposi" podemos afirmar: "Ele sabe quem somos nós. Bendito seja o Senhor!".

Também vocês, caríssimos meninos, jovens, anciãos, enfermos e todos que estão no calor das tendas da Divina Providência, digam com confiança "o Senhor sabe quem somos nós", "a sua fidelidade será escudo e couraça" (Sl 91,5) em cada dia de 2011.
Feliz Ano Novo, caríssimos amigos, benfeitores e colaboradores, "não terminaram as misericórdias do Senhor, a sua compaixão não tem fim; elas são renovadas a cada manhã, grande é a sua fidelidade" (Lm 3,22-23).
Felicidade e confiança na Divina Providência, caros irmãos e irmãs pois vocês consagraram a vida para tornarem-se instrumentos do amor providente de Deus; "mantenhamos, sem vacilar, a profissão da nossa esperança, pois é fiel aquele que fez a promessa" (Hb 10,23).

A todos, em nome de Dom Orione, desejo Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Pe. Flavio Peloso

Nenhum comentário: