quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Da Revista Dom Orione 2010

XIII Capítulo Geral: “Só a caridade salvará o mundo”

Entre os dias 30 de maio e 23 de junho de 2010, em Ariccia, na Itália, 46 religiosos representando os orionitas esparsos pelo mundo, celebraram o XIII Capítulo Geral da Pequena Obra da Divina Providência, com o tema: “Só a caridade salvará o mundo”.

A abertura oficial do Capítulo teve lugar em Tortona, junto ao corpo de São Luís Orione. Em seguida, os Capitulares percorreram as etapas formativas e carismáticas do jovem Orione na cidade de Turim, visitando os lugares educativos, caritativos e missionários, em companhia dos atuais Superiores das Congregações de Dom Bosco, de São José Benedito Cotolengo e do Beato José Alemano, santos-fundadores que influenciaram a vocação de São Luís Orione.

A partir do dia 2 de junho e até o dia 23, os Capitulares estiveram reunidos em Ariccia. Foram assim elaboradas as linhas mestras que permitirão aos orionitas conhecer e reforçar a vontade de Deus no cotidiano da vida fraterna em comunidade e das obras de caridade. É exatamente este um dos objetivos do Capítulo, ou seja, apresentar à Congregação novas pistas de caminho e de projetos, fundamentado no carisma, para que, com o espírito do Santo Fundador e inseridos na vida da Igreja, possamos responder aos novos interrogativos da realidade atual.

Durante o Capítulo Geral foi eleito o novo governo geral da Congregação, para o período de 2010 a 2016: Pe. Flávio Peloso foi reeleito como Superior Geral e o Pe. João Inácio Assis Gomes, brasileiro, Vigário Geral, o italiano Don Achille Morabito, o argentino Don Eldo Musso, o polonês Don Silvestro Sowizderzal e o italiano Don Fúlvio Ferrari.

Dois eventos, concluíram o Capítulo Geral dos Orionitas: no Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor os religiosos depositaram no altar os propósitos emersos; e o encontro com o Santo Padre o Papa Bento XVI - ele foi até o Centro Dom Orione de Monte Mario para abençoar a nova estátua de Nossa Senhora conhecida como “Madonnina”.

Deste modo, foi concluído o Capítulo Geral e os orionitas partiram novamente para a missão com o propósito de, mediante as obras de caridade, “fazer experimentar a Providência de Deus e a Maternidade da Igreja”, como desejou e realizou, por primeiro, São Luís Orione.

Pe. Tarcísio Gregório Vieira
Vigário Provincial – Norte, Brasília, DF

Nenhum comentário: