sábado, 11 de dezembro de 2010

Da Revista Dom Orione 2010

Jovem: Seja Testemunha do Amor

“É preciso começar vida nova, e é preciso começar por aqui: trabalhar procurando só a Deus! Trabalhar sob o olhar de Deus, sob o olhar de Deus só!”.
(São Luís Orione 1872 – 1940).

Cristo chama os seus discípulos, olhando aquilo que os outros não olham: o coração. O coração é um território que só Deus conhece. Talvez nem você mesmo jovem saiba até ao fundo o que há verdadeiramente dentro de você. Lembre-se, do lugar misterioso e profundo do nosso coração Deus lança a sua chamada, a sua escolha, a sua predileção. Somos todos prediletos, pois cada um de nós nasce com uma vocação, com um escopo, com uma estrada irrepetível que só nós e nenhum outro pode percorrer. Deus chama você a uma vocação particular. Ele pede a você uma aproximação mais radical.

Cristo não veio somente para Israel, mas também para você. Ele não é somente a resposta da esperança de um povo, de uma cultura, de uma tradição, mas é a resposta à inquietude que todos os homens e todas as mulheres têm em todos os tempos e em toda a história. É a inquietude de querer ser feliz. Você quer ser feliz!

Ao lermos o Evangelho de João (12,20) notamos que os gregos estavam em busca da felicidade, queriam ver Jesus. Então, os Apóstolos recolheram as inquietudes dos gregos e fora dizer a Jesus. Neste sentido, um padre é como os apóstolos, ou seja, um que recolhe esta inquietude no coração de todos e leva até Cristo. Eis uma vocação.

Não se pode falar de vocação sem falar de Maria, uma jovem de Nazaré que foi chamada para ser a Mãe de Jesus, o Filho Deus. E Lucas, o evangelista da infância de Jesus, narra como isto se deu, e qual a resposta dessa jovem judia, que nunca sonhava tão alto. Depois que o anjo diz: “O Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo e o Espírito Santo descerá sobre ti..." Maria responde: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 35-38).

Tomando consciência desta busca vocacional do jovem a Congregação Orionita na Província Nossa Senhora da Anunciação durante o ENAJO Provincial de 30 – 31 de julho de 2011 em Cotia – SP, instituirá para toda a Província o ANO JUVENIL VOCACIONAL ORIONITA - (2011 – 2012) à luz da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Madrid na Espanha. O Tema escolhido é: “Jovens Edificados em Cristo, Firmes na Fé” (Col 2,7). E o Lema é: “Jovens Orionitas, Testemunhas do Amor”. Eis uma oportunidade para você refletir sobre essa busca da felicidade, sobre a sua vocação, sobre a vontade de Deus na sua vida.

Enfim, o ANO JUVENIL VOCACIONAL ORIONITA, será de muita reflexão e atividade que pretendem criar em você a cultura vocacional, na qual todos são chamados a serem Discípulos Missionários a serviço das vocações. JOVEM ORIONITA desperte! Somos herdeiros de um santo que nos convida a “fazer o bem sempre, o bem a todos e o mal nunca, e a ninguém”. Como filhos de São Luís Orione nós somos chamados a ver que “nos mais pobres dos seres humanos, brilha a imagem de Deus”. E Deus tem um propósito na sua vida, basta você procurá-Lo. Então, esperamos você para ser feliz conosco.

Jovem orionita desperte! Somos herdeiros de um santo que nos convida a "fazer o bem sempre, o bem a todos e o mal nunca, e a ninguém".

Pe. Márcio Lopes Vieira
Promotor Vocacional Brasil Sul (São José dos Pinhais, PR)

Nenhum comentário: