terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Da Revista Dom Orione 2010

CAPITULO PROVINCIAL
PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA
11 a 19 de Setembro de 2010

Sentimo-nos interpeladas pela necessidade de vivenciar o "Instaurare Omnia in Christo"

Queridas irmãs e irmãos em Cristo,
Nós, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (São Luís Orione), estivemos reunidas em Capítulo de 11 a 19 de setembro de 2010. Nesse itinerário, buscamos critérios e metas para “Instaurare omnia in Christo”, acolhendo a pessoa como um dom, a partir da experiência de Jesus Cristo que nos torna testemunhas do Reino de Deus e nos leva a relações e ações mais audaciosas, proféticas, humanizadoras, fraternas e evangelizadoras.

Sentimo-nos interpeladas pela necessidade de vivenciar o “Instaurare Omnia in Christo,” grande projeto de vida do nosso pai fundador, São Luís Orione, buscando estratégias para viver e operar como filhas da Igreja, a serviço das camadas sociais marginalizadas que não tem voz nem vez no mundo globalizado.

Os trabalhos foram intensos, alternando-se entre grupos, plenários, discussões e consenso na elaboração de critérios, metas e propostas concretas para sanar o ponto crítico do Instituto detectado na Assembléia geral de 2008. Foram de grande utilidade as contribuições provenientes dos Capítulos locais, das iluminações dos assessores: Pe. Aparecido e Pe. Tarcísio e da presença dos leigos.

Na medida em que os trabalhos prosseguiam, sentíamos a forte presença do Espírito Santo, através das luzes que iam surgindo na busca de soluções para reavivar a chama do carisma orionita em cada uma de nós, na Igreja e no mundo; estímulo a não perder a esperança, mas reacender a alegria e o brilho do viver em comunhão como mulheres capazes de construir relações autênticas; aumentando o fluxo da caridade em nós para continuarmos sendo “sinais de vida” para o mundo.

Dia 19 foram concluídos os trabalhos capitulares com a votação dos documentos finais e a escolha das Delegadas que representarão a Província Nossa Senhora Aparecida (Brasil e Cabo Verde) no Capítulo Geral que acontecerá em Roma de maio a junho de 2011.

Convictas de que nossa missão brota da comunhão com o Senhor e da sensibilidade solidária para com aqueles a quem Ele nos envia, procuremos caminhar em sintonia com todo o Instituto, a fim de que possamos ser verdadeiras orionitas, que partem em missão, com coração aberto e solidário.

Somos imensamente gratas a Deus que nos acompanhou com a sua graça durante esse Capítulo. Agradecemos de coração a cada uma de vocês pela proximidade demonstrada, através da colaboração, das lembrancinhas e das mensagens, assegurando as vossas orações.

Que a Mãe Aparecida e São Luís Orione nos acompanhem, hoje e sempre na missão de olhar o mundo, a sociedade, a vida, as pessoas com um olhar orionita que contempla e acende a luz da esperança para ancorar nosso viver em Deus.

As Capitulares das PIMC

Nenhum comentário: