quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"




54. É O PRECEITO DO AMOR
8. (...) Como edifica um religioso que fala bem do seu próximo e, a seu tempo, sabe desculpar os defeitos alheios! Procuremos, portanto, evitar toda palavra que soe como murmuração contra qualquer pessoa e recordemos que pode ser até pior que a murmuração o ato de interpretar mal as ações alheias, ou acusar que são feitas com má intenção. Tenhamos delicada caridade nos modos, mas sem afetação. Não espalhemos jamais para os outros as coisas ouvidas em via reservada, nem contemos para colegas críticas, que outras pessoas tenham feito sobre eles, porque seria semear rancores e discórdias.
Guardemo-nos de dizer coisas que possam ferir ou entristecer alguém, não provoquemos animosidades, nem repreendamos ninguém diante de terceiros, se não houver razões muito sérias que a isso obriguem.
A caridade fraterna é tesouro preciosíssimo, e devemos empregar todo cuidado para conservá-la e aumentá-la: deixemos de lado qualquer questão, mesmo que feita por amor da verdade e por zelo da glória de Deus, se essa questão puder dividir os ânimos e indispor, por pouco quer seja, o nosso coração. Essa recomendação já fiz outras vezes, mas não levais a mal, não é verdade, ó meus irmãos? (p. 121) - Foto de Cl. Osvaldir Ribeiro Mendes, dos postulantes do Núcleo Vocacional Pe. José Rosin (Casa Amarela), de Rose, Nina e Amanda (parentes do padre Rodinei Thomazella) em visita a Rio Claro, SP .

Nenhum comentário: