segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Notícias da Igreja no Brasil



Diocese de Balsas: Mobilização pela construção de hospital e seminário sobre plebiscito (de 02 de Setembro de 2010, site cnbb)
A Pastoral da Saúde da diocese de Balsas (MA), juntamente com os conselhos, organizações da sociedade civil, Igrejas, movimentos sociais pastorais, foram as ruas em virtude das diversas mortes e outros conflitos que estão ocorrendo na cidade. O povo resolveu ir às ruas clamar por justiça cobrando a construção de um hospital de alta complexidade, como a aquisição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A diocese também foi contemplada com a formação da “Rede Mandioca”. A Rede Mandioca foca suas ações na facilitação do crédito Solidário aos grupos produtivos solidários pertencentes à mesma, na perspectiva de contribuir para superação dos problemas como forma de ajudar a viabilizar os empreendimentos econômicos da rede enquanto alternativa de superação à pobreza. Sua metodologia é orientada pelos princípios da educação popular e da economia solidaria, tendo como ambiente de gestão a Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

Seminários
A Comissão Pastoral da Terra, da diocese de Balsas, junto com os participantes da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, realizou dois Seminários, um em Pastos Bons (MA) e o outro em Balsas, com o objetivo de dar orientações política e organizativa aos militantes da Campanha e do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. Houve a participação de 134 pessoas representantes de sindicatos, igrejas, pastorais, cooperativas, associações, assentametos, acampamentos, educação e saúde.

A equipe de articulação foi composta por dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas e Antônio Gomes e Adriano da Silva Reis (CPT/Balsas). Juntos, ambos percorreram dois mil quilômetros, realizando debates em 18 munícipios, envolvendo aproximadamente 641 pessoas. Foram criados 18 Comitês Municipais da Campanha pelo Limite da Propriedade.

Nenhum comentário: