segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carta do Provincial Brasil Sul


COM A PALAVRA O DIRETOR PROVINCIAL
Neste mês, em que a Igreja celebra o mês da Bíblia, tem sido para todos que trabalham com a evangelização um momento de nos interrogar, primeiro: como estamos vivendo a palavra de Deus? Segundo: como estamos anunciando esta palavra que é de Vida Eterna? “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo 14,6). Levar a Palavra de Deus é levar o próprio Deus, é colocar Deus no coração das crianças, jovens, adultos e idosos. O homem sem Deus vive um grande vazio existencial, a vida perde o sentido. Essa é a nossa missão, anunciar sempre a Boa Nova que é Jesus, para que todos tenham vida e vida em abundancia.

Em Outubro, nós celebramos o mês missionário. O Documento de Aparecida nos coloca na dimensão do discipulado de Jesus. O discípulo, por natureza é um missionário. O documento insiste para que em primeiro lugar sejamos discípulos e missionários, em segundo, que partamos como missionários para onde não chegou e nem está sendo vivida a Palavra de Deus.

No secretariado dos párocos (SEPAMIS) realizado dia no dia 09 de Setembro, falou se da importância das missões populares em nossas paróquias e casas, como também o trabalho nas missões ad gentes. Quantas pessoas esperam por missionários que possam anunciar a Boa Nova trazida por Jesus!

Que neste mês, junto com toda a Igreja, possamos refletir e renovar o nosso ser missionário, seja na nossa comunidade como na província e nas nossas missões ad gentes. É um tempo forte para rezarmos por todos os nossos missionários orionitas que estão em terras distantes evangelizando o povo de Deus.

O provincial está visitando todas as comunidades, tem falado sobre as transferências, com cada um dos religiosos, está ouvindo a todos, acolhendo as sugestões, considerando as dificuldades. Este momento é tempo de diálogo e abertura para que a nossa província possa acertar e organizar o nosso próximo treino, 2011 a 2013. Para o final de Novembro, no mais tardar, gostaria de fechar essa fase e aprovar com o conselho tudo o que foi considerado. Sabemos que nem sempre será como queremos, mas o que for possível será feito para o bem de todos.

Desde já agradeço a boa vontade, a disponibilidade, o acatar sem restrições, o buscar o melhor, por parte dos religiosos, com quem já conversei.

Está chegando o momento da renovação dos votos, não deixe para a ultima hora. Pediria aos irmãos e clérigos que façam um bom retiro, conversem com o confessor, acompanhante espiritual, formador e até com o provincial para que a renovação dos votos seja de forma digna de quem ama a vida religiosa na Igreja e na congregação.

Bem, vou terminando dando os parabéns para o Pe. João Batista de Freitas que foi eleito o novo provincial da província Norte, juntamente, com o seu conselho. Que Deus vos ilumine e que a sua graça nunca falte nas horas mais duras.

Deixo um grande abraço a todos os religiosos e certamente, vamos nos encontrar pelos caminhos da província nas próximas viagens.

Que Deus nosso Pai, por intercessão de São Luis Orione, nos abençoe.

Pe. Aparecido da Silva - Diretor provincial

Nenhum comentário: