sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"




54. É O PRECEITO DO SENHOR
3. O mesmo preceito, que nos impõe o amor a Deus, impõe-nos também o amor aos nossos semelhantes. "Se alguém disser: eu amo a Deus, e odiar o seu irmão, é um mentiroso" diz ainda São João, "porque quem não ama o irmão que vê, não pode amar a Deus que não vê".
Amemos, pois, em Deus e por Deus, com caridade ordenada, os nossos próximos, e os nossos irmãos de Congregação; amemo-nos com amor paciente e suave, com amor puro e santo, sem nada de sentimentalismos; amemo-nos no Senhor: isso agrada muito ao Senhor!
Seja o nosso amor humilde, iluminado e prudente: seja forte e constante, seja amor que nos leve a negar a nós mesmos por amor a Jesus, per mysterium Crucis de Jesus; seja tão grande a caridade que nos faça tudo para todos, e prontos a sempre nos compadecer uns dos defeitos dos outros e a nos alegrarmos com o bem deles. Coloquemos toda nossa felicidade, ó meus caros, em difundir o amor de Deus, em dar Deus e a felicidade aos outros, e em aniquilar a nós mesmos, fazendo de nós um holocausto sobre o altar da caridade. (p. 118) - Na foto: Pe. Romolo Mariani e um morador da Obra Dom Orione em Moçambique.

Nenhum comentário: