terça-feira, 7 de setembro de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"



54. É O PRECEITO DO SENHOR
7. (...) E enquanto escrevo, estão chegando as mais dolorosas notícias da Espanha. Eu fico pensando: por que o mundo anda tão descontrolado, por que é tão infeliz, e vai se precipitando na barbárie? Por quê? Porque não vive de Deus: vive de egoísmo, e não vive na caridade de Jesus Cristo.
Vede, ó meus filhos: gente que nasceu na mesma terra, que fala a mesma língua, que tem o mesmo sangue, que provém das mesmas famílias: eles que deveriam amar-se, ajudar-se, apoiar-se, agora se dividem, se odeiam, se massacram barbaramente! Triste verdade! tristíssima realidade, coisas que acontecem sob nossos olhos.
Por que tudo isso? Porque falta a caridade que Jesus Cristo veio trazer à terra. A caridade "Vem de Deus", disse o Apóstolo São João. Ela é um dom que Deus oferece àqueles que observam os seus mandamentos. Mas a caridade se retira do mundo, que não ama a Deus, que se afastou da lei de Deus. É por acaso maravilha que a caridade se retire do mundo, como pomba que levanta o vôo para não se sujar no barro e no sangue? A caridade faria da terra um Paraíso, mas sem ela, os homens se tornam piores que os brutos, e vão transformando a terra naquele canteiro ensanguentado de que falava Dante, "l’aiuola che ci fa tanto feroci, o canteiro que nos torna ferozes". (p. 120 - 121). Parabéns aos nossos confrades que hoje fazem aniversário: Pe. Otávio Marques (N) e Nv. Cristiano Teodoro (N).

Nenhum comentário: