segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Em Tocantinópolis





Ação Social Diocesana de Tocantinópolis
inaugura Casa da Divina Providência

A solenidade de inauguração acontecerá dia
27 de setembro de 2010, às 19h30min.
Rua Rio Branco, S/Nº, Alto da Boa Vista I
(Ao lado da Igreja Santíssima Trindade)
Tocantinópolis - TO

A cidade de Tocantinópolis, situada no extremo norte do Estado do Tocantins, Amazônia Legal, a 531 km da capital, Palmas – TO, com quase 30 mil habitantes, conta atualmente com um abrigo para idosos. O referido abrigo está localizado em uma construção antiga da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, de Tocantinópolis – TO funciona em condições precárias não possibilitando o mínimo conforto aos idosos acolhidos, os quais são abandonados ou pouco acompanhados pelas famílias, de forma que não tínhamos a possibilidade de acolher outros idosos por falta de espaço e estrutura.
Sendo uma preocupação da comunidade, há muito esperávamos por uma solução. No ano de 2007 surgiu uma possibilidade concreta de mudar radicalmente a forma de tratar os nossos idosos, não só de Tocantinópolis, mas dos municípios vizinhos. A Ação Social Diocesana de Tocantinópolis, entidade mantida pela Diocese de Tocantinópolis, recebeu uma doação de uma única benfeitora, a senhora Ireni Barcelos (residente em uma casa anexa ao abrigo) que possibilitou a construção de um prédio confortável e totalmente adaptado para acolher aos nossos idosos. A Ação Social Diocesana de Tocantinópolis avançou no projeto e, neste final de 2009, terminou a aplicação da doação com a construção do novo abrigo que está pronto em condições favoráveis de acolher até 34 idosos internos.
A construção está pronta desde 2009. A dificuldade em abrir a casa se deu em função da falta de recursos para equipá-la. Durante o ano de 2010, com a ajuda da Naturatins, da Prefeitura de Tocantinópolis, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de São Paulo, da Diocese de Tocantinópolis através do gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2010, das paróquias Bom Pastor e Nossa Senhora Aparecida de Rondonópolis, Mato Grosso, do Judiciário e do comercio de Tocantinópolis e da comunidade em geral, temos condições mesmo que ainda faltando alguns itens, dar inicio às atividades da casa.
O novo abrigo, chamado de Casa da Divina Providência, é uma ampla construção com 10 apartamentos com banheiro interno, sala de convivência, enfermaria, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, garagem, salas para administração, varandas, todos feitos de acordo com as normas da vigilância sanitária.
Inicialmente ocuparão as dependências da casa, um grupo de 10 idosos que estão residindo no abrigo antigo coordenado pelo senhor João José, membro da Associação dos Vicentinos. Outros idosos poderão ser beneficiados desde que julgados abandonados ou encaminhado pela assistência social das prefeituras ou pelo juiz ou promotor de justiça.
A Casa da Divina Providência será administrada pela diretoria da Ação Social Diocesana de Tocantinópolis e será mantida através de doações da comunidade, de parte da aposentadoria dos idosos e convênios com o governo do Estado do Tocantins, prefeituras e futuramente de produtos provenientes da Chácara São Sebastião do Ribeirão Grande de propriedade da Mitra Diocesana de Tocantinópolis. Como os idosos são pessoas pobres, alguns abandonados pela família, não há valor estipulado para a internação.

Dom Giovane Pereira de Melo
Bispo Diocesano e presidente do Conselho Deliberativo da Ação Social Diocesana de Tocantinópolis
Mais informações:
Cl. Junior Gaigher
(63) 8117 5984
(63) 9248 2809
juniorgaigher@hotmail.com


Nenhum comentário: