quarta-feira, 10 de março de 2010

Solidariedade para o Chile

APELO
DE SOLIDARIEDADE
PARA O CHILE


Roma, 3 de março de 2010

Caríssimos Confrades e Amigos
da Família Orionita

Todos tivemos notícias do gravíssimo terremoto que aconteceu no Chile. As conseqüências foram muito graves, seja para as pessoas como para as casas e os bens materiais. Desde o início ficamos aliviados em saber que, nas casas da Pequena Obra, nenhuma pessoa foi atingida. Com o passar do tempo, os Confrades foram se dando conta dos grandes danos materiais provocados nos prédios dos nossos Institutos de Los Angeles, o mais próximo do epicentro do sismo, em Rancágua, Santiago – Los Cerrillos, Pirque e Quintero.
Quando ocorrem estes eventos, o nosso instinto de Orionitas nos faz recordar a prontidão com que Dom Orione, por ocasião dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e depois de Mársica (13 de dezembro de 1915), partiu imediatamente para ajudar e fez tudo o que pôde, sobretudo pela reconstrução.

“O que podemos fazer pelo Chile?”
Foi a pergunta que eu, imediatamente, fiz ao Pe. Roberto Simionato, com o qual mantive frequente contato nestes dias. Esta pergunta correu de boca em boca e alguns a traduziram em sugestões. Partilhei com o Conselho geral a vontade de promover uma iniciativa de Congregação para ajudar na reconstrução.
A Vice-província do Chile tem necessidade de ajuda econômica para as onerosas intervenções nos edifícios que servem para retomar as nossas atividades: as mais danificadas foram as igrejas, seguidas pelas escolas. A nossa ajuda deve ser, sobretudo, em dinheiro. Com Pe. Roberto Simionato combinamos dois tipos de ajuda:
1. Ajuda de emergência a alguma família mais pobre, fornecendo uma pequena e simples casa de madeira para enfrentar o momento mais crítico. Trata-se de um primeiro gesto de solidariedade que deve ser realizado tempestiva e diretamente em favor das pessoas mais desprovidas.
2. Ajuda de reconstrução dos nossos ambientes de apostolado para continuar levando esperança às pessoas: escolas para as crianças e jovens, igrejas para os paroquianos, casas para os deficientes.

Portanto, lanço um APELO DE SOLIDARIEDADE PARA O CHILE.
Peço aos Superiores Provinciais, às Comunidades orionitas, aos Leigos do MLO e a quantos se sintam ligados à Família Orionita de promover a solidariedade e a coleta de dinheiro que será colocado à disposição dos nossos Confrades para superar os efeitos do terremoto no Chile.
O dinheiro deve ser enviado, diretamente ou através das Sedes provinciais, à Cúria geral, especificando o motivo: SOLIDARIEDADE PARA O CHILE.

A pessoa de referencia na Cúria geral será Pe. Fermín Fernandez, ecônomo geral; telefone é o mesmo da Cúria: [0039]06.7726781; Fax [0039]06.772678279; e-mail: fermin@pcn.net ou também FDP@pcn.net.

Da Cúria geral já enviamos a soma de 30.000 dólares para as primeiras ações mais urgentes.
Sabemos que a nossa ajuda, ainda que pequena, contribuirá para que o povo chileno possa experimentar uma solidariedade que vem de longe, em nome da Divina Providência e de São Luís Orione que nos ensinou que “quem dá ao pobre, dá a Deus e de Deus receberá a sua recompensa”.
Através de nossos Confrades no Chile, todos nós temos a possibilidade de exprimir o dever de caridade que neste momento interpela toda a Família Orionita. O Papa Bento XVI, por ocasião do Angelus do domingo passado, disse: "Tenho certeza que não faltará a solidariedade de muitos, em particular das organizações eclesiais".

Agradeço desde já a todos que pretendem colaborar para que os irmãos do Chile possam experimentar, com a linguagem discreta da solidariedade, que “a Providência está agindo”.
Dom Orione abençoe e dê valor também espiritual a esta iniciativa.


Pe. Flavio Peloso, PODP
Superior geral


Nenhum comentário: