FELIZ PASCOA 2010
Já estamos em Março, o tempo corre veloz, é tempo de Quaresma e estamos nos preparando para a Santa Páscoa.
Toda a Igreja e de forma Ecumênica está refletindo a Campanha da Fraternidade, com essa reflexão fundamental, “Economia e Vida (Não se pode servir a Deus e ao Dinheiro)”. Esta postura da nossa Igreja, juntamente com várias outras Igrejas vem nortear o momento em que assistimos desenfreadamente a corrida para a busca do que é material e acreditando que na acumulação dos bens, no consumismo, no dinheiro é que está a salvação do homem individualmente, e da humanidade. Nesta reflexão toda a estrutura econômica capitalista e moderna está sendo julgada pelos cinturões de pobreza e violência que vão se criando. Os bens, a tecnologia e o desenvolvimento devem ser para todos.
Certamente, em todas as Igrejas, comunidades e lugares de celebrações o povo vai refletindo o quanto é importante ter os bens, o dinheiro e o consumo necessário, de forma justa e para todos. Questões vão sendo postas para os governos e estudiosos de economia de como se pode criar uma forma de usar os bens e as tecnologias, mas sempre a serviço, não de um grupo de privilegiados, mas para todos, sem exclusão.
Nós que somos filhos da Divina Providencia, que trabalhamos com tantas Obras e Paróquias, podemos nos servir dessa reflexão para que possamos voltar sempre às origens da reflexão do nosso fundador São Luís Orione. Servir a Deus nos pobres, nos mais abandonados, naqueles que são os excluídos da sociedade de produção e consumo.
O tema da Campanha da Fraternidade nos coloca na dimensão da misericórdia de Deus que ama os seus filhos todos, mas, de modo especial os que mais sofrem. Essa mesma misericórdia deve tomar conta do nosso coração para que a nossa atenção seja colocada a serviço dos nossos irmãos em nossas obras e nos lugares onde os pobres estão. Essa postura requer uma conversão, uma espiritualidade onde possamos em Deus encontrar essa fé e sentimento misericordioso. Quantas crianças, jovens, adultos, idosos, são servidos em nossas casas. Queremos crer que o brilho da fase de Deus esteja presente em cada um deles.
É preciso coragem, espiritualidade, conversão pessoal e testemunho para que a nossa fala e o nosso exemplo possam atingir tantas pessoas que estão afastadas de Deus, seja nas nossas obras, como nas paróquias, lugares de anúncio e testemunho.
Quero através destas linhas desejar a todos: seminaristas, o povo de Deus, os integrantes do MLO, os religiosos e religiosas orionitas, que esta quaresma possa ser um profundo momento de Deus na vida de cada um e assim poder dizer a todos Feliz Páscoa!
Que o Cristo Ressuscitado vos abençoe!
Pe. Aparecido da Silva
Diretor provincial
Nenhum comentário:
Postar um comentário