sábado, 31 de julho de 2010

Recado Vocacional


Caros irmãos!

Coragem, pois há esperança no caminho!

Estamos iniciando o mês de Agosto, onde iremos recordar, rezar, celebrar e motivar a Caminhada Vocacional da Igreja no Brasil. E desde já façamos votos para que a sua Comunidade possa desempenhar boas iniciativas neste campo. Sabemos que quem chama é Deus, o dono da Messe, mas cabe a nós fazermos a nossa parte enquanto consagrados, a serviço do Reino.
Por isso apresentamos as seguintes sugestões que poderão ser feitas na vossa comunidade:

 Oração pelas vocações;
 Adoração vocacional;
 Encontros vocacionais;
 Gincanas, caminhadas vocacionais;
 Palestras vocacionais;
 Teatro vocacional;
 Visitas vocacionais;
 Missas vocacionais;
 Incentivar os jovens a visitar nossas casas e comunidades;
 Entre outras atividades etc.

Fraternalmente,

Pastoral Juvenil Vocacional Orionita / PJVO

A vida se faz Vocação!

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"


40. A CARIDADE LEVA PARA DEUS
1. Caros meus sacerdotes, caros clérigos, arda em nós o grande fogo da caridade, daquela caridade que, segundo o apóstolo Paulo, é paciente e benigna, que não busca o que é seu, mas que anseia por imitar a vida de Cristo. O preceito da caridade é o maior preceito de Cristo: "Nisto se conhecerá se sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35). Como a gente se sente bem nas casas onde vive e domina o espírito de caridade, como, pelo contrário, a gente está mal onde não há o espírito de caridade, onde impera o individualismo, onde mora o egoísmo. É a caridade que nos mantém unidos em Jesus Cristo.
Não estejamos a reparar o argueiro no olho do irmão, enquanto em nosso olho está uma trave (Cf. Lc 6,41)
Vede que entre nós não se tornem áridos nossos corações pelas críticas. (p. 97) - Foto de um quiosque em Telêmaco Borba, PR.

CNBB

NOVA SEDE DA REGIONAL SUL 1 DA CNBB
A Regional Sul 1 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (São Paulo) inaugurou a sua nova sede, na manhã de ontem, 29. Mais de 80 pessoas prestigiaram e participaram da inauguração, que contou com a presença de convidados, autoridades religiosas e políticas, além dos funcionários do Regional.

Após a saudação do arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o secretário geral do Regional, d
Dom Airton José dos Santos, fez uma breve retrospectiva dos momentos marcantes da vida do Regional.

Para Dom Airton, o novo prédio possibilitará novos horizontes com respeito à Missão Permanente, garantindo assim mais comodidade e boas condições de acolher os bispos e agentes de pastoral.

O presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Nelson Westrupp, que oficialmente declarou inaugurada a nova sede, falou da importância deste local. “Ela [nova sede] deverá ser uma casa para todos que lá permanecem. Uma casa onde seja possível encontrar Deus, em nosso jeito de acolher, onde se fale ao coração, casa, aonde cada um e cada uma que aqui chegar, possa renovar-se e respirar alegria. Enfim, nossa sede seja um lugar do encontro não do eu, não do tu, mas de nós”, afirmou.

O imóvel construído no bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, possui uma área construída de 1.059 metros quadrados, dentro de um terreno de 475 metros quadrados e conta com um auditório, capela, salas, entre outros. A nova sede oferece melhor estrutura física para a realização de reuniões e para receber as pastorais e os bispos do estado de São Paulo, além de proporcionar melhor condição de espaço de trabalho para os funcionários.

O endereço da nova sede é Rua Conselheiro Ramalho, 726, Bela Vista, São Paulo.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pe. Vanderci

Hoje (30 de Julho) é aniversário de nosso confrade Pe. Vanderci José Rocha. Festa em Serra Negra, SP e em Siderópolis, SC. Parabéns!

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"


39. "Católico significa universal"
Tortona, 11 de março de1938 – Hora do almoço, na Casa Mãe.
Durante a leitura da vida de São José Cotolengo de Gastaldi, Dom Orione pede ao clérigo: "Eu te peço que repitas três vezes e bem de vagar o trecho que começa com "Quando..." O clérigo Brusamonti leu três vezes, destacando as palavras e levantando a voz: “Quando o Servo de Deus, fundou a Pequena Casa, ele a quis aberta a todo tipo de necessidade, a gente de toda a parte e a pessoas de toda e qualquer religião; não havia intenção de criar uma obra de socorro só para os nossos irmãos indigentes fisicamente, mas, sim, e imensamente mais, para ajuda dos que precisassem ajuda espiritual em suas almas’’ (Livro VI, capítulo XIV).
Lá pelo fim do almoço Dom Orione mandou suspender a leitura e disse:
Ouvimos a leitura de duas conversões acontecidas na Pequena Casa de Turim, porque São José Cotolengo, como ouvistes, aceitava gente necessitada, de qualquer religião, ou mesmo sem nenhuma religião. Ele, naquela época, passava, talvez, por modernista. Certamente, quando os doentes se apresentavam às portas do Pequeno Cotolengo, não se devia perguntar de que religião ou de que nacionalidade eram, mas se tinham alguma dor a ser curada. Vede como os santos tinham o coração grande!
Assim devemos ser nós, sempre! Tende em mente estas coisas; este é o espírito dos Santos! No Pequeno Cotolengo Argentino, por graça de Deus, não houve até agora ninguém que tenha morrido como não católico; destaco isso porque Buenos Aires, cidade de dois milhões e meio de habitantes, é uma cidade cosmopolita onde vivem Hebreus, Turcos, Calvinistas, Luteranos, Anglicanos. Nossos Pequenos Cotolengos estão abertos com os mesmos critérios e o mesmo espírito do Cotolengo de Turim, aceitando pobres doentes de qualquer nacionalidade, de qualquer língua, de qualquer Credo e mesmo sem Credo nenhum, os sem Deus e sem religião. Isto se deve ao bom espírito de nossos Confrades, que têm carinho e cuidado espiritual dos pobres sofredores e ao bom espírito dos nossos Clérigos enfermeiros que acodem os velhinhos, ao bom espírito e à santa Caridade de nossas Irmãs.
Foi isso que respondeu uma mulher Calvinista a quem lhe perguntou por que queria se fazer católica. Ela respondeu: - Como não acreditar na fé e na religião dessa Irmã que dorme no chão, ao lado da minha cama e que se levanta 20, 30, 40 vezes por noite para me dar de beber e para me servir? Nem que ela fosse minha filha poderia fazer mais do isso! - Aquela boa mulher foi trazida para a fé pela Caridade sobre-humana da Irmã. Vede quanto era grande a caridade dos Santos. Quanto eram grandes as propostas de São José Cotolengo!
Um dia chegou a mim um homem e me disse:
- Eu quero fundar um Abrigo Católico, e o senhor pode me enviar os seus padres?
Respondi:
- Se por católico o senhor entende dizer universal, isto é, onde todos podem ser aceitos, ótimo, posso mandar o pessoal; mas se pretende fundar um Asilo exclusivamente para católicos, não, não posso aceitar - (e Dom Orione fez um sinal com a cabeça e com a mão). Lembrem-se destas palavras, quando se apresenta alguém necessitado a pedir internação, não se pergunta se é batizado, mas, se tem uma dor. Parola VIII, 195 - 196 (p. 95 - 96). Foto dos religiosos da Província Brasil Sul no retiro de Julho em Barro Preto, PR.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Enajo




Jovens participantes do Encontro dos Jovens Orionitas em São José, SC.

Enajo




Dc. Márcio Lopes Vieira e Pe. André Scaglia no Encontro dos Jovens Orionitas realizado em São José, SC no final de semana passada.

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"



38. A CARIDADE, "O RECONSTITUINTE" SOCIAL
4. "Formação social. Mandavit unicuique Deus de proximo suo, Deus mandou a todos em favor do próximo, para que lhe déssemos as mãos.
1) Posta a base de uma sólida formação religiosa e cristã, de uma sadia cultura,
2) de uma bem entendida piedade,
3) de uma vida exemplar,
o “homem católico deve ainda estudar os problemas sociais, à luz do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja, dos documentos pontifícios, das normas do Bispo e da programação paróquial. São os vários e importantes documentos sobre: família, escola, imprensa, moralidade, direitos e liberdades da Igreja, relações entre o capital e o trabalho, leis, justiça, administração pública. Instaurare omnia in Christo: a cristianização da sociedade; buscar ou pelo menos encaminhar a aplicação da solução cristã dos variados problemas que interessam à vida privada e pública. Isso é: Plantar Cristo na sociedade. . . " Scritti 61,117 (P. 94) - Foto de religiosos da Província Brasil Sul durante o retiro espiritual de Julho em Barro Preto, PR.
E hoje, 29, dia de Santa Marta, é aniversário de:
Dom Roberto Simionato (Ex-diretor geral e atual provincial no Chile).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"



38. A CARIDADE, "O RECONSTITUINTE" SOCIAL
3. (A caridade) alcança tudo, não conhece barreiras. E as mais recentes instituições são dignas das antigas. Todos os atuais Hospitais Civis são de fundação religiosa. Todas as instituições beneficentes foram brotações de corações e da caridade. Alguém me dirá: mas vimos muitas vezes homens afastados de práticas cristãs e até inimigos da Igreja e do Clero dedicarem-se a obras de beneficência. A resposta, ou melhor, a explicação, já foi dada pelo autor da "Vida dos Césares": eles vivem e se movem no ambiente cristão, respiram ares cristãos. Dizia-me um dia o Padre Semeria: são cristãos, mesmo contra sua vontade e sem o saberem. E o que se diz de indivíduos, diga-se das atuais nações; vivem no contexto do mundo cristão; o ar que respiram é ar cristão, e quando esse ar cristão lhes falta, quando o oxigênio do Evangelho e o espírito de Cristo nelas se corrompe, então tereis o México, tereis a Espanha vermelha, tereis a Rússia; tereis os sem Deus e também os sem Pátria". Scritti 61,115 (p. 94) - Foto de adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela de Barro Preto, PR, durante o retiro de julho.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Em Siderópolis


Pe. Reginaldo Antônio da Silva, Pe. Atalmir Gabriel Jonas da Silva, Dom Paulo do conto e Pe. Vanderci José Rocha.

Siderópolis

No último domingo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Siderópolis, SC), recebeu a visita do Bispo Dom Paulo do Conto. Ao lado dele estão Pe. Atalmir Gabriel da Silva, Pe. Vanderci José Rocha e Pe. Reginaldo Antônio da Silva.

Churrasco no Cotolengo PR


O Eremitério Frei Ave Maria

O Eremitério Frei Ave Maria
Mais que o lar dos eremitas, é um lugar onde eles, afastados dos tantos males do mundo moderno, dedicam-se à busca de Deus, pela oração e a vivência do amor entre irmãos, buscando viver como verdadeira família. Assim, o eremitério torna-se, para todos um pólo de irradiação da vida espiritual.

Nossa Oração

A oração é um meio privilegiado para a vivência concreta da busca de Deus como o “Único Absoluto” da vida do eremita. É na oração que o eremita vive e aprofunda sempre mais a comunhão íntima com Deus-amor, conhecendo-O experiencialmente. No seu cotidiano, os eremitas da Pequena Obra da Divina Providência cultivam várias formas de oração:

• Celebração Eucarística;
• Ofício Divino;
• Oração meditativa;
• Lectio divina;
• Rosário.

Comunidade Eremitica: uma vida de família

Nossa vida em comunidade se parece, em muitos aspectos, com a vida de família. Buscamos viver num clima de alegria, simplicidade, partilha de vida e diálogo, rezando e trabalhando juntos.


“Ora et Labora”

Fiéis à nossa vocação monástica, buscando viver o “ora et labora” (oração e trabalho), buscando a Deus em meio às diversas atividades do dia a dia.
O eremita vive do trabalho e da providência do Pai, procurando equilibrar os momentos de oração com os trabalhos diários. Dentre eles, destacam-se a fabricação de velas, terço, pomadas,queijo,licores, restauração de imagens sacras, alguns produtos próprio da casa com mel,ovos e verduras.

Frei Cruz da Divina Providência
EREMITERIO FREI AVE MARIA
CAIXA POSTAL 87495
27600-970 – VALENÇA RJ
Tel. (*24) 2458 4720

ANIVERSARIANTES


Parabéns aos aniversariantes de hoje:
Cl. Laércio Soares dos Santos (N)
Ir. Celso Diogo de Souza (N)
A foto é do Colégio Dom Orione (Quatro Barras, PR)

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"



38. A CARIDADE, "O RECONSTITUINTE" SOCIAL
2. Cuidar e medicar as chagas do povo, curar suas enfermidades: ir ao encontro do povo na moral e no material. É desse modo que a nossa ação será, não só eficaz, mas profundamente cristã e salvadora. Cristo foi ao povo. Erguer o povo, mitigar suas dores, sará-lo. Isso deve estar em nosso coração. A Obra da Divina Providência é para o povo. Vamos ao povo. Temos que nos despertar. Evitar tanto palavrório: de palavras já temos cheios os nossos bolsos. Miraculoso será reconduzirmos aos caminhos da fé e da vida as multidões, reconduzi-las ao Pai, à Igreja: um apostolado popular. Scritti 61, 114 (p. 93 - 94). No Colégio Dom Orione (Quatro Barras - PR), a quadra de esportes está sendo remodelada e coberta. Na lente fotográfica de Pe. Aparecido da Silva, vemos Pe. Atalmir Gabriel, Pe. Rodinei Thomazella e Pe. Gilmar Hermes.

Utilidade pública

A nota que segue foi enviada pelo Pe. Renato Scano:
"FACULDADE DE MEDICINA DO ABC-SPA Equipe de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC informa que,além do tratamento de todos os casos oncológicos inteiramente grátis,estão com protocolo novo para câncer de pulmão e mama, com novos medicamentos que ainda não estão disponíveis no mercado e que estão dando uma nova perspectiva no tratamento destas duas neoplasias.Caso vocês conheçam alguém que tenha um destes dois tipos de tumores e queiram fazer o uso deste novo protocolo, poderão indicar esta equipe, pois o tratamento, além de gratuito e inédito, faz parte de projetomulticêntrico mundial.
Endereço: Centro de Pesquisa em Oncologia
Av. Príncipe de Gales, 821 - anexo 3 -
Oncologia.Santo André SP (Prédio da Faculdade) Fone: (11) 4993.5491"

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Acidente com Jovens de Porto Alegre


Recebemos a notícia logo às 7 horas da manhã de sábado, a juventude que ia de Porto Alegre para Forquilhinhas (na grande Florianópolis) para o encontro regional dos jovens orionitas. Depois teremos melhores notícias, por agora sabemos que tudo foi acasionado pela provocação e perseguição por parte de um motorista de caminhão irresponsável. O carro pertencente à obra orionita Amparo Santa Cruz deu perde total. O que muito nos alivia é que milagrosamente, pela violência do acidente, todos os nossos jovens encontram-se bem. Apenas o nosso seminarista Mikael e a jovem Ingrid sofreram escoriações e cortes, graças a Deus já encontram-se com os seus familiares. Agradecemos imensamente aos leigos de Florianópolis por localizar os jovens nos hospitais, avisar, acalmar os familiares e auxiliar os nossos jovens.
Ave Maria e Avante!

"O Espírito de Dom Orione - A Caridade"


38. A CARIDADE, "O RECONSTITUINTE" SOCIAL
(Este trecho é um apanhado de minutas de apontamentos, provavelmente destinados a conferências ou para artigos, sem data e de épocas diversas).

1. É
tempo de sementeira, ótimo, saiamos nós também, como humildes e fiéis servos da Igreja a semear, a mãos largas, Jesus Cristo na alma do povo. Dies mali sunt, são dias maus, mas não tenhamos medo; onde acaba a nossa mão, estejamos certos que começa o braço de Deus, pois nós não trabalhamos por interesses humanos. Os tempos, nós os venceremos com a caridade para com as almas e para com os corpos de nossos irmãos, e com a coragem que vem do céu. Scritti 61,113 (p. 93) - Pe. Aparecido da Silva, Pe. Francisco Alfenas, Pe. Gilmar Joaquim Hermes em foto de Cícera Maria da Silva.

domingo, 25 de julho de 2010

Com a Palavra o Provincial




CHEGANDO DO XIII CAPITULO GERAL

PAZ E BEM A TODOS
No dia 26 de Junho, sábado, as 4H50min, no aeroporto de Guarulhos, o Pe. Paulo Martins e eu chegamos do nosso Capítulo. O Pe. Bogaz voltara dois dias antes. Essa fase do nosso Capítulo terminou. Éramos 46 capitulares de todos os países, com uma representação de nossas Irmãs e leigos do MLO, que juntos, apresentamos ao Capítulo as sugestões acolhidas de cada religioso, de cada comunidade, de cada província para que o Capitulo pudesse rezar, estudar e apresentar as decisões como programa de governo para os próximos seis anos.

Foram 23 dias com muito trabalho, estudos de comissões e assembleias para os debates e decisões.

Sobre os 5 temas: Fontes, Ministérios, Relações, Vocações e Novas Fronteiras, foram apresentadas decisões que se transformarão em programações de projetos para a nossa Congregação durante os próximos seis anos. Em Setembro, segundo o diretor Geral, teremos o documento do XIII Capitulo Geral em mãos.

Na minha impressão, esse Capitulo, percorreu uma reflexão voltada para dentro da vida da Congregação, pois checando as nossas fragilidades como: diminuição de religiosos, envelhecimento dos religiosos, falta de testemunho como suporte para novas vocações, emburguesamento dos religiosos, perda de espiritualidade, falta de compromisso com os pobres, e etc., trouxe a reflexão sobre as nossas vidas e como dar passos para superar essas fragilidades. Isso é um fator decisivo para que a Congregação possa responder carismaticamente o hoje e se preparar para o amanhã.

O Pe. João Inácio foi eleito pelos capitulares para ser o vigário geral, penso que esta foi uma forma de somarmos, pois hoje 23,1% dos religiosos da congregação são do Brasil.

Agradecemos a todos os religiosos da nossa província que diariamente rezaram para que o nosso Capítulo pudesse discernir o que Deus quer de nós, nestes tempos difíceis de secularismo, pluralismo e diversidades com todas as contradições externas e internas pelas quais a nossa Igreja passa.

No dia 24 de Junho o Papa Bento XVI esteve, em Monte Mario, para abençoar a imagem da Madonnina que foi refeita, aproveitando para abençoar a todos capitulares.

Desejamos a Dom Flavio, Diretor geral e a todos os conselheiros gerais um governo profícuo e cheio de bênçãos do nosso Pai e nosso Deus.

Agosto é um mês especial para a reflexão sobre as vocações.

Nosso XIII Capitulo nos ilumina “Não há promoção vocacional verdadeira sem testemunho, pessoal e comunitário na nossa vida de consagrados”. Convidamos todos a fazer uma bela programação sobre a promoção vocacional, com orações, e convites aos jovens a terem coragem para assumir essa missão que é de Jesus e nossa.

A todos um grande abraço e que São Luís Orione e nossa Mãe nos acompanhem!

Pe. Aparecido da Silva
Diretor provincial Brasil Sul
(Artigo publicado na Circular provincial n. 12)

Crisma em Moçambique

Cl. Wellington Martins Gomes na missa de Crisma em Maputo (Moçambique), Paróquia São João Batista no dia 18 de Julho p.p.

Crisma em Moçambique

Crisma em Moçambique (Paróquia São João Bosco) em 18 de Julho de 2010.

Crisma em Moçambique


Celebração do Crisma na Paróquia São João Bosco em Maputo (Moçambique), e encerramento da visita pastoral, dia 18 de Julho de 2010. Na foto: Pe. Wanderley Calça, Dom Francisco Chimoio, Pe. José Geraldo da Silva e Pe. Getúlio Pereira da Silva.

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"

37. A DINAMITE DA CARIDADE

2. Realmente, não é preciso que sejamos numerosos. Não importa, não importa. Durante a grande guerra, quando estavam quase todos sob as armas, não fechamos nenhuma casa. Nós nos multiplicamos por sete, e o Senhor nos assistiu espiritual e materialmente.
Éramos quatro pobres nozes numa sacola. Onde há gente demais ninguém trabalha; perde-se tempo, sobram críticas, há reclamações toda hora e quando se faz alguma coisa não é segundo o espírito religioso. (...) Os salesianos eram chamados os garibaldinos da Igreja: e nós, como nos chamaremos? Certo é que precisamos correr mais do que eles!(...) Meus filhos, não deveis ser rebocados, arrastados. Na Itália agora resolveram adotar o "passo romano": e nós, com que passo marcharemos? Todos hão de perceber que nós marchamos com um "passo apostólico". Não só com passo cristão, mas com passo apostólico. Quem não sente a força da caridade, a força e a chama do fervor apostólico, é bom que volte para sua casa, para a sua terra; que não fique conosco. Se quiser, que vá ser um santo trapista... Mas quem ficar deve ser um "campeão da caridade". Quem não sente a vontade de ser um batalhador destemido, no amor de Deus e do próximo, que se vá: vamos continuar bons amigos. Mas não precisamos de tanta gente. Poucos! E melhor sermos poucos! Para que não se tenha que dizer: "Multiplicasti gentes et non magnificasti laetitiam, multiplicaste o povo, mas a alegria não aumentou” – cf. Vulg. (Is 9,2). "Boa noite" do dia 02/01/1938, Parola VIII, 2 ss (p. 92 - 93) - foto de Pe. José Geraldo da Silva, missionário de Moçambique que está no Brasil prá festejar os 25 anos de sacerdócio.

sábado, 24 de julho de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A caridade"


37. A DINAMITE DA CARIDADE
1. Existem os beneditinos que têm um seu próprio escopo; existem os franciscanos que têm também seu próprio escopo; existem os dominicanos que igualmente têm o seu escopo; existem os jesuítas, eles também têm o seu escopo todo particular. Assim nós, como eles, temos o nosso escopo todo nosso (...), é aquela natureza, aquela nota que nos diferencia das outras Congregações. E se me perguntardes qual é essa nota que nos distingue das demais Congregações, eu vos digo que é a dinamite da Caridade. Devemos ser dinâmicos - e não marmotas - na caridade par com os mais humildes e para os mais abandonados nossos irmãos. (...) Nossa Congregação deve ser dinâmica e não importa que sejamos ou não sejamos muito numerosos. Jamais sonhei com uma congregação gigante. Nunca, nunca mesmo. São Luís chorou, quando soube que os jesuítas eram vinte mil. (...) (p. 92) - foto do Enemeco em Araguaína, TO - em primeiro plano Pe. Eduardo Silva Neves e Ir. João Clemente Mateus em foto de Cícera Maria da Silva.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

"O Espírito de Dom Orione - A Caridade"



36. CENÁCULOS DE CARIDADE
Vivemos num século cheio de gelo e de morte na vida do espírito. Todo fechado em si mesmo, nada vê senão prazeres, vaidades, paixões e a vida desta terra, e nada mais. Quem dará vida à esta geração morta para a vida de Deus, se não o sopro da Caridade de Jesus Cristo? A face da terra se renova ao calor da primavera; mas o mundo moral só receberá vida nova do calor da Caridade. Devemos pedir a Deus não uma centelha de Caridade, como diz a Imitação de Cristo, mas uma fornalha de Caridade para nos inflamar e para renovar frio e gélido mundo, com a ajuda e pela graça que nos dará o Senhor.
Teremos uma grande renovação católica, se tivermos uma grande Caridade. Devemos, porém, começar a exercitá-la desde hoje entre nós e a cultivá-la no seio dos nossos Institutos, que devem ser verdadeiros Cenáculos de caridade. Nemo dat, quod non habet, ninguém dá o que não tem: não daremos às almas a chama da vida, o fogo e a luz da caridade, se, primeiramente, não estivermos nós acesos, e muito acesos. Da carta do dia 02/05/1920; Lettere I, 180 (p. 91). - Coral do Hospital Maternidade Dom Orione, Araguaína, TO, foto de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010



Dr. Wilmar Batista, Pe. Gilmar e Joaquim Hermes e Pe. José Deboita no Encontro das Entidades Orionitas (Araguaína, TO) em foto de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010


Pe. Aparecido discurso sobre o Conselho de Obras em Araguaína, TO, no Encontro das Entidades Orionitas, nas lentes fotográficas de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010



Em Araguaína, TO, participantes do Encontro das Entidades Orionitas. Foto de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010



Encontro das Entidades Orionitas em Araguaína, TO. Foto de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010


Encontro dos religiosos e técnicos das Entidades Orionitas em Araguaína, TO. Foto de Cícera Maria da Silva.

Enemeco 2010



Hoje e amanhã ocorre em Araguaína, TO, o ENEMECO (Encontro dos Religiosos e Técnicos da Entidades Orionitas). Marly Tokarski, Pe. José Carlos Rezende e Pe. José Deboita nas lentes de Cícera Maria da Silva.

Novo Documento da Santa Sé




NORMAS SOBRE OS DELITOS MAIS GRAVES
- Observação e convite à leitura de Dom Flavio Peloso -

Parece-me coisa útil assinalar à atenção de todos um novo documento da Santa Sé com o qual o Papa Bento XVI continua com seriedade e de forma concreta a promover a santidade da Igreja e a defender sua pureza de fé diante dos “delitos” (''delicta graviora”) doutrinais e morais que podem ofendê-la.
O novo documento Normae de gravioribus delictis (Normas sobre os delitos mais graves) foi publicado no último dia 15 de julho. O novo texto tinha sido aprovado por Bento XVI no dia 21 de maio próximo passado.
O documento atualiza e completa as normas já contidas na Carta Apostólica Motu Proprio «Sacramentorum sanctitatis tutela» e nas Normae de gravioribus delictis da Congregação para a Doutrina da Fé de 2001.
Asim, pois, passados nove anos da promulgação do Motu Proprio «Sacramentorum sanctitatis tutela», o Santo Padre, mediante a Congregação para a Doutrina da Fé, julgou necessário proceder a uma reformulação do texto, acrescentando emendas em algumas de suas partes, a fim de melhorar sua ação concreta.
O documento se refere a todos os delitos que a Igreja considera excepcionalmente graves e que, por isso, estão submetidos à competência do Tribunal da Congregação para a Doutrina da Fé: trata-se de delitos contra a fé e contra os sacramentos da eucaristia, da penitência e da ordem e de abusos sexuais contra menores.
Quais são os conteúdos principais que convêm serem por nós conhecidos?
1) A Congregação para a Doutrina da Fé (sigla CDF) tem competência, em segunda instância, para julgar os delitos contra a fé e os sacramentos. A primeira instância é a do Ordinário.
2) A CDF tem faculdade para dispensar da via processual judicial, o que significa procedere per decretum extra iudicium: tendo avaliado cada caso singular, decide vez por vez, por dever de ofício ou a pedido do Ordinário ou do Superior, quando fica autorizado o recurso à via extrajudicial. Além disso, a CDF tem faculdade para apresentar diretamente o caso ao Santo Padre para a demissão ou deposição do estado clerical, salva sempre a faculdade de defesa do acusado, quando houver extrema gravidade do caso e prova manifesta do Delito em exame.
3) Pela primeira vez passam a ser considerados delicta graviora também os delitos contra a fé, isto é a heresia, a apostasia e o cisma. Isso significa que, enquanto antes a CDF se limitava a se pronunciar sobre a existência, sim ou não, de heresia, apostasia ou cisma, de agora em diante, ela intervirá, em segunda instância, também como tribunal que julga o apelo.
4) Ordenação de mulheres: passa a ser de competência da CDF estabelecer quando aquele que atenta conferir sagrada ordem, ou a mulher que atenta receber sagrada ordem, incorrem na excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica.
5) Uma outra novidade diz respeito à maior explicitação dos casos de delitos contra a Eucaristia: atentar contra a ação litúrgica do Sacrifício Eucarístico, a simulação do mesmo, “a consagração, com a intenção sacrílega, de uma só matéria ou de ambas, na celebração eucarística ou fora dela”.
6) Ficam previstos novos casos penais com respeito à profanação do sacramento da Penitência, concretamente a escuta indireta da confissão de alguma pessoa ou a sua registração ou divulgação, atentar administrar a absolvição sacramental, quando não há possibilidade de dá-la validamente, ou a simulação de absolvição.
7) Novidades significativas foram introduzidas no tratamento de casos de abusos sexuais contra menores. Os termos de prescrição, em caso de abusos sexuais, passam de 10 para 20 anos depois do 18° ano de idade das vítimas, que poderão assim apresentar denúncia até aos 38 anos; será um período de modo geral muito superior ao das legislações civis.
8) Passam a ser considerados novos delitos também:
A. a pedopornografia: a aquisição, a detenção ou a divulgação, em qualquer modo e por qualquer meio, de imagens pornográficas que tenham como objeto menores de 14 anos;
B. os abusos sexuais contra pessoas mentalmente incapazes ficam equiparados aos contra menores; por pessoa incapaz se entende a pessoa de maior idade habitualmente dotada de um uso imperfeito da razão.
9) Constitui novidade a introdução de leigos entre o pessoal do Tribunal eclesiástico (advogados e procuradores). A contribuição de leigos é vista como essencial quando o Bispo necessita um parecer sobre a avaliação de um caso de psicólogos, de sociólogos, de peritos de psicologia infantil.
10) Fica reservado ao Papa o direito de julgar os Padres Cardeais, os Patriarcas, os Legados da Sé Apostólica, os Bispos e outras pessoas físicas, mas que estejam sob seu mandato; inclusive nos casos destas Pessoas pode ser encarregada a CDF para fazer indagações e submeter ao Papa os resultados.
Um dos pontos delicados referentes aos abusos sexuais contra menores se refere à obrigatoriedade das denúncias à autoridade civil. Como especificou o Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, “tratando-se de normas internas das ordenações canônicas, de competência da Igreja, não se trata aqui do assunto da denúncia às autoridades civis. Todavia o cumprimento de quanto está previsto pelas leis civis faz parte das indicações transmitidas pela Congregação para a Doutrina da Fé desde as fases preliminares das tratativas dos casos de abuso, como resulta das "Linhas-guia" já publicadas sobre o assunto”.
Continua, pois, sempre válida a indicação de se prestar obediência às leis do País, quando justas; e não há dúvida que neste caso a lei civil é justa. Porém, a esse respeito, as leis dos Estados variam. Se em um país a lei exige que se denunciem às magistraturas um eventual crime de abuso, é dever denunciar. Se a lei dá à vítima a faculdade de decidir se deseja ou não denunciar, deve-se respeitar a sua vontade. Cada pessoa deve se informar e saber se em sua própria nação a denúncia de abusos sexuais contra menores é ou não obrigatória.
É útil ler a breve Relação a respeito das modificações introduzidas nas Normas sobre os delitos mais graves para compreender o espírito e as novidades do documento com o qual a Igreja responde aos delitos contra a fé, contra os sacramentos da Eucaristia, da Penitência e da Ordem e contra os delitos de abuso sexual por parte de membros do clero contra os menores.
Resta fazer uma observação conclusiva.
As normas precedentes foram promulgadas nove anos atrás, em 2001. No ano de 2003, João Paulo II tinha concedido à Congregação para a Doutrina da Fé “faculdades” específicas para tratar e julgar no âmbito das ordenações canônicas uma série de delitos particularmente graves. Assim, pois, é injustificado afirmar que haja uma diversa linha de conduta de Bento XVI em referência à de João Paulo II. Bento XVI, mais do que agir em linha diversa, “aprimora” o rigor e a eficácia da ação da Igreja pela salvaguarda do seu tesouro mais precioso: a doutrina e os sacramentos da fé.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Espírito de Dom Orione - A Caridade"

35. CARIDADE NOS MODOS
2. E nunca contar coisas íntimas que por acaso se fique sabendo a respeito de qualquer vossa co-irmã. Se for o caso, pode-se dizer alguma coisa aos Superiores e isso, se houver uma verdadeira razão. Há coisas que, ao serem contadas, causam mais desagrado do que qualquer castigo. Uma correção bem feita é uma caridade fraterna, mas depende do tom como é feita; é necessário que se use um tom cheio de doçura e para fazer uma correção importa escolher o momento propício.
Fora com as murmurações; já disse isso tantas vezes, mas quero repetir agora; fora com mesquinharias, fora com a mania de viver divulgando as coisas da casa; está lá a Superiora, e basta. Fora com sentimentos de inveja, de ciúmes ou, pior ainda, de desprezo desta ou daquela co-irmã; e fora com todo joio; ai de quem destrói o espírito de união, de concórdia, e da caridade. Tudo isto, ponde na memória, está sendo dito na vossa Casa, pelo sacerdote que na Santa Missa consagra o cálice e o entrega ao sacerdote que deve partir para uma nova casa. Os cálices consagrados serão distribuídos aos Sacerdotes que partirão para outras nossas Casas. Quando se abrir a Casa de Veneza, já está pronto o cálice que será consagrado e entregue ao Sacerdote que para lá seguirá. Esse cálice se chamará o cálice da caridade, o cálice da unidade. Simbolicamente vos digo: ai daquele que rompe o cálice da caridade, ai daquele que rompe o cálice da concórdia, o cálice da unidade. (24/08/1923) Parola II, 110 ss.
(p. 90 - 91)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Enajo 2010 Guararapes - SP


Não sei se você gostou do cartaz, mas é 100% idéia da nossa juventude aqui, eu gostei expressa bem os meios pelos quais nós estamos ligados, tudo depende muito do que estamos procurando. Vê se participa do Enajo tá?!

Aniversariantes dos últimos dias



No dia 19 último, fizeram aniversário:
Pe. Luiz Antônio Miotelli (S),
Pe. Vicente Lotte (N).

Ontem, foi a vez de
Pe. Antônio Sagrado Bogaz (S) aniversariar
e hoje completa mais um ano de vida nosso confrade
Cl. Wellington Martins Gomes (S).
Parabéns!!!

Em Siderópolis



Sra. Angela Amin com seus assessores visita Siderópolis, SC. São acolhidos por Pe. Vanderci José Rocha.

O Espírito de Dom Orione - A Caridade"

35. CARIDADE NOS MODOS
1. Jamais, na presença de terceiros, diminuais a estima, o prestígio, o bom nome de outras pessoas, a menos que se trate de impedir um escândalo. Mas, em via ordinária, cuide-se, por todos os modos, de evitar que se chegue a esse ponto; quando tiverdes obrigação de dizer alguma coisa, chamai em particular a pessoa interessada. Isto sempre eu disse às irmãs mais antigas; são aquelas belas normas que vos mandei no último janeiro, são orientações muito apropriadas ao vosso caso.
Nunca faleis no ardor da cólera. Um antigo filósofo, Pitágoras, ensinava aos seus alunos que quando estavam em estado de cólera não falassem sem antes recitar todo o alfabeto; e se tratava de um filósofo pagão. Nós que somos cristãos, devemos rezar alguma oração, por exemplo, duas ou três Salve-rainhas, ou um De profundis. (p. 90)

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Antunes



Pe. Ridz Antunes dos Santos. Encontramo-lo em Petropolis, RJ (em frente ao museu). Deixe o seu comentário pro Antunes.

O Antunes


Pe. Ridz Antunes dos Santos. Lembra dele?
Uma visita dele a Petropolis (Irmãs franciscanas de Siessen-Petropolis).

O Antunes



Aposto que você já estava com saudades dele: O Pe. Ridz Antunes dos Santos que trabalha em Juiz de Fora, MG, em uma visita a Petropolis (ei-lo com as Irmãs franciscanas de Siessen-Petropolis).

Ordenação Diaconal


A Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione), meus familiares e eu,
José Anísio Ferreira,
temos a alegria de convidar você e sua família para participarem da solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Orani João Tempesta ( O.Cist.), arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Dia: 29 de Agosto
Horário: 09H
Local: Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência.
Rua Lopes Quintas, 274 – Jardim Botânico - Rio de Janeiro-RJ
Fone para contato: (xx 21) 2294-5648

Postulantes e Tirocinantes




Encontro Provincial de Postulantes e Tirocinantes


O Nv. Rafael Pallu mandou-nos a seguintente notícia:
"Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de Julho, no Noviciado São José, no Barro Preto, o Encontro Anual de Postulantes e Tirocinantes de nossa Província Brasil Sul.

O encontro aconteceu num clima alegre e festivo, apesar do frio que fez nestes dias. No encontro houve momentos de oração, palestras e troca de experiências da caminhada vocacional.

Para o próximo ano, temos sete postulantes candidatos ao noviciado. Os tirocinantes neste ano são seis, trabalhando em nossos seminários menores e nas obras, todos se mostram animados com essa etapa formativa.

O encontro aconteceu sob a orientação do Pe. Claudinei Niedzwiecki, responsável pelo Secretariado de Formação e com a presença do Dc. Márcio Lopes Vieira, promotor juvenil vocacional de nossa província."

Noviços 2010



Os noviços deste ano 2010 da Província Sul com os formadores Pe. Reginaldo Antônio da Silva e`Pe. Claudinei Niedzwiecki lá no frio do Barro Preto, br br br br

domingo, 18 de julho de 2010

Posse Pe. Cristiano



Pe. Cristiano Aparecido dos Santos é o novo Administrador paroquial da Paróquia Santa Tereza em Porto Alegre, RS. Na foto, está entre Dom Dadeus Grings e Pe. Gilmar Joaquim Hermes.

Posse Pe. Cristiano



Pe. Cristiano Aparecido dos Santos toma posse na Paróquia Santa Tereza de Porto Alegre, RS como Administrador paroquial

Posse Pe. Cristiano



Pe. Cristiano Aparecido dos Santos é o novo administrador paroquial da Paróquia Santa Tereza em Porto Alegre, RS. Na foto o vemos ao lado do Sr. Bispo Dom Dadeus Grings

sábado, 17 de julho de 2010



Ir. José Lucas Gonçalves dos Santos, Cl. Wenderson Rocha e Cl. Edvânio Pereira na Casa de Retiros em Barro Preto, PR

Retiro em Barro Preto



Ir. José Lucas Gonçalves dos Santos, Cl. Wenderson Rocha e Cl. Edvânio Pereira na Casa de Retiros em Barro Preto, PR

Retiro em Barro Preto



No Domingo, dia 11 de Julho, tivemos durante o retiro uma pequena pausa. Foi o dia da fraternidade. Vemos na foto uma animada partida de futebol. Alguns deles ainda serão contratados pelo Corinthians e talvez cheguem à seleção brasileira.

Retiro em Barro Preto

Os religiosos Cl. Edvânio Pereira, Cl. Juan Custódio, Pe. Reginaldo Antônio da Silva, Cl. Aparecido Pereira da Silva e Cl. Wenderson Rocha

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Juventude: Começou a jornada da Juventude na Polônia

Na noite do dia 12 chegaram a Miedzbrodzie Bialskie (jovem não tente pronunciar esse nome) os jovens para a Jornada Orionina da Juventude 2010 que vai até 18 de julho. Os jovens chegaram com os seus Religiosos, clérigos e irmãs. São cerca de 80 pessoas vindas de Varsóvia, Malbork, Kalisz, Otwck e outras localidades.
Aqui estaremos na torcida e na Oração pelo bom decorrer do encontro da Juventude Orionita. Em breve seremos nós.
abaixo o cartaz do encontro:



Juventude e as Obras Orionitas