domingo, 25 de julho de 2010

Com a Palavra o Provincial




CHEGANDO DO XIII CAPITULO GERAL

PAZ E BEM A TODOS
No dia 26 de Junho, sábado, as 4H50min, no aeroporto de Guarulhos, o Pe. Paulo Martins e eu chegamos do nosso Capítulo. O Pe. Bogaz voltara dois dias antes. Essa fase do nosso Capítulo terminou. Éramos 46 capitulares de todos os países, com uma representação de nossas Irmãs e leigos do MLO, que juntos, apresentamos ao Capítulo as sugestões acolhidas de cada religioso, de cada comunidade, de cada província para que o Capitulo pudesse rezar, estudar e apresentar as decisões como programa de governo para os próximos seis anos.

Foram 23 dias com muito trabalho, estudos de comissões e assembleias para os debates e decisões.

Sobre os 5 temas: Fontes, Ministérios, Relações, Vocações e Novas Fronteiras, foram apresentadas decisões que se transformarão em programações de projetos para a nossa Congregação durante os próximos seis anos. Em Setembro, segundo o diretor Geral, teremos o documento do XIII Capitulo Geral em mãos.

Na minha impressão, esse Capitulo, percorreu uma reflexão voltada para dentro da vida da Congregação, pois checando as nossas fragilidades como: diminuição de religiosos, envelhecimento dos religiosos, falta de testemunho como suporte para novas vocações, emburguesamento dos religiosos, perda de espiritualidade, falta de compromisso com os pobres, e etc., trouxe a reflexão sobre as nossas vidas e como dar passos para superar essas fragilidades. Isso é um fator decisivo para que a Congregação possa responder carismaticamente o hoje e se preparar para o amanhã.

O Pe. João Inácio foi eleito pelos capitulares para ser o vigário geral, penso que esta foi uma forma de somarmos, pois hoje 23,1% dos religiosos da congregação são do Brasil.

Agradecemos a todos os religiosos da nossa província que diariamente rezaram para que o nosso Capítulo pudesse discernir o que Deus quer de nós, nestes tempos difíceis de secularismo, pluralismo e diversidades com todas as contradições externas e internas pelas quais a nossa Igreja passa.

No dia 24 de Junho o Papa Bento XVI esteve, em Monte Mario, para abençoar a imagem da Madonnina que foi refeita, aproveitando para abençoar a todos capitulares.

Desejamos a Dom Flavio, Diretor geral e a todos os conselheiros gerais um governo profícuo e cheio de bênçãos do nosso Pai e nosso Deus.

Agosto é um mês especial para a reflexão sobre as vocações.

Nosso XIII Capitulo nos ilumina “Não há promoção vocacional verdadeira sem testemunho, pessoal e comunitário na nossa vida de consagrados”. Convidamos todos a fazer uma bela programação sobre a promoção vocacional, com orações, e convites aos jovens a terem coragem para assumir essa missão que é de Jesus e nossa.

A todos um grande abraço e que São Luís Orione e nossa Mãe nos acompanhem!

Pe. Aparecido da Silva
Diretor provincial Brasil Sul
(Artigo publicado na Circular provincial n. 12)

Nenhum comentário: