NOVA PRESIDENTE
NOVA PRESIDENTE
O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, a beatificação da irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.
Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.
De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.
Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.
A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.
Dom Giovane
Núncio Apostólico no Brasil inaugura Seminário em Araguaina
O Bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo juntamente com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri abençoam e inauguram o Seminário Menor Propedêutico Don Corona. Na quinta-feira, 28, às 8H30min. Durante a estada de ambos, o Núncio visitará as 6 paróquias da cidade.
O Seminário começou a ser construído em 2007, com ajuda do Padre Alex Saldanha Corona, motivado pela proposta de criação da sede da Diocese de Araguaína, também, pela estrutura educacional da cidade, são razões para a instalação do Seminário.
A conclusão da construção só foi possível com ajuda das famílias de Rosalba e Flávio Quinta (in memorian), Janete e Ernandes Candido Oliveira, Vânia e Reno Graziane e Vãnia e João Batista, que organizaram juntamente com mais de 70 voluntários, no mês de maio o maior evento beneficente religioso do Tocantins, o Show da Família - O Iluminar de Padre Fábio de Melo que reuniu no estacionamento do Mirandão, mais de dez mil pessoas.
Com o funcionamento do Seminário Don Corona abre-se o diálogo para a criação da Diocese de Araguaína ou a instalação da residência oficial do Bispo de Tocantinóplis na cidade.
Localizado na Vila Ferreira, o Seminário Menor Propedêutico Don Corona conta com uma área construída de 736,79 m², dividida em: Capela, jardim, sala de estudo, biblioteca, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de estar e 10 apartamentos com capacidade de receber até 20 seminaristas.
Para ingressar no seminário os estudantes, futuros padres, deverão ter concluído o Ensino Médio (há exceções). A formação religiosa começa com estudo de introdução à Bíblia Sagrada, orientação pastoral, formação da espiritualidade humana afetiva, aulas de boas maneiras, aulas de línguas: Latim, Italiano e Português. Seguida de um ano de Filosofia e Teologia. Sob orientação e reitoria do Padre Edvaldo Pereira da Silva. Logo após a inauguração, 6 seminaristas iniciam os estudos religiosos no Don Corona.
“Peregrinação é um caminho que fazemos com Jesus e Nossa Senhora”.
Assim o Missionário Redentorista e prefeito de Igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso definiu as milhares de romarias que passam por Aparecida.
Nesse sentido de caminhar em oração, a Romaria dos Orionitas vem celebrar a fé em Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional.
Vindos de todo país, a romaria reúne cerca de 700 peregrinos que participam de um encontro nacional da família Orionita, que conta com a presença do Superior geral da Congregação Orionita, Dom Flávio Peloso.
O grupo participou da missa das 8h neste domingo (17) e conduziu a Imagem de Nossa Senhora Aparecida até ao altar.
Após a celebração concentra-se no auditório padre Noé Sotillo para a reflexão do tema ‘Com Maria na prática da caridade que salva o mundo’.
Segundo um dos organizadores do encontro, padre José Carlos de Resende, não é possível falar de caridade sem mencionar Maria.
“Maria nos ensina a prática da caridade e na Casa dela vamos tentar imitá-la. O que alimenta a gente é essa fé na Mãe Aparecida”, disse o padre.
Padre José Carlos de Resende disse que Nossa Senhora continua a guiar a todos na caridade e no caminho do bem.
“Sempre temos a Mãe de Jesus guiando a cada um de nos, guiando as nossas obras, para o caminho do bem, da paz e da caridade”, concluiu.