sábado, 30 de janeiro de 2010

O Espírito de Dom Orione



5. CariDADE! CariDADE! CariDADE!

a) (...) Venho para dar-vos uma boa palavra, que possa inflamar-vos sempre mais no amor a Deus e na caridade entre vós, e fortalecer-vos no serviço de Deus e das almas; venho para desejar-vos os melhores votos de toda alegria serena e santa, e para trazer-vos a bênção natalina, que é, este ano, a benção do irmão e pai que vem de longe, e que quer dar-vos a certeza de que pensa em vós, e vos traz no coração, que reza por vós todos, e que jamais se sentiu tão espiritualmente próximo de vós como nestes dias santos.

Estamos no Natal! Irmãos e filhos meus, e vós, boas Irmãs, purifiquemos nossas almas e preparemo-nos para o Santo Natal com especial fervor e espírito de oração, como fazia São José Cotolengo. Preparemos os caminhos do Senhor que vem: rebaixemos os montes do nosso orgulho, preenchamos os vales do nosso egoísmo, endireitemos as trilhas tortuosas da nossa vida religiosa, caso não esteja tão direita, pouco regular e pouco edificante.
(...) Um Deus, que nasce na pobreza e para viver na dor, nos ensina a amar a pobreza e as cruzes: pois que "vita boni religiosi crux est"... diz a Imitação di Cristo: a vida do bom religioso é cruz... Jesus nasceu como um pobre numa gruta despojada, aberta aos ventos, e, apenas nascido, já se encontrava banido da sociedade civil. Ele foi rejeitado e lançado fora, relegado a um abrigo do campo aberto: mais piedosos foram para Ele o boi e o burrinho! Mas o seu amor triunfou! O Natal nos faz sentir um pouco do infinito amor de Jesus, que quer ser amado em troca da sua bondade suprema e da sua delicadeza infinita, desde o seu nascimento. Quantas lições de humildade, de fé, de simplicidade, de pobreza, de obediência, de abandono à Divina Providência nos dá Jesus no presépio! Sobretudo, Jesus no presépio nos brada: "Caridade! Caridade! Caridade!". Vida de caridade: todo o Evangelho está aí, toda a vida e o coração de Jesus está aí: Caritas est! Da caridade Deus fez o fundamento da nossa santa Religião: ela é a mais nobre e a mais excelente de todas as virtudes: é o princípio e a fonte de todos os nossos méritos. A caridade, infundida em nossos corações pelo Espírito Santo, é a virtude pela qual nós amamos a Deus por Si mesmo e o próximo por amor de Deus.

Essa è nota distintiva dos discípulos de Jesus Cristo, é o preceito máximo e próprio de Cristo. E o Natal nos manifesta "a grande caridade de Deus para conosco, que mandou o seu Unigênito ao mundo, a fim de que nós vivamos por meio dele" (cfr. 1Jo 4,9).

Pois bem, ó meus Caríssimos filhos, sigamos o caminho da caridade, e estaremos seguindo a Jesus; vivamos dos seus Mandamentos, sigamo-lo bem de perto na via prática dos seus Conselhos evangélicos, e caminhemos no amor de Deus e do próximo, decididamente, imitando Cristo,que por primeiro nos amou, e tanto nos amou, até o ponto de morrer para nos dar a vida. Caridade! Caridade! Caridade! Isto somente busquemos, ó meus filhos, porque só pela caridade chegaremos à santidade, que é a vontade do Senhor: "Haec est voluntas Dei, santificatio vestra, (Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação)". Sim, nós te amaremos, ó Senhor, Deus do amor, nossa fortaleza e nosso refúgio, coração do nosso coração, anseio único da nossa vida! Guarda-nos, ó Senhor, para que as muitas amarguras e desenganos, as muitas águas não acabem por extinguir em nós o fogo da tua caridade. Ó Jesus, Tu és o nosso Deus, o nosso Salvador, a nossa misericórdia, Tu és a caridade.

"Quem nos separará, ó meus filhos, da caridade de Cristo? Talvez a tribulação? Talvez a angústia? Talvez a fome? Talvez a perseguição? Talvez a espada?" Não, pela força de Cristo, que tanto nos amou, e só pela sua divina graça, não: nem a morte com as suas angustias, nem a vida com os seus encantos, nem a altura das honras, nem a profundidade das dores, das amarguras, das trevas poderão jamais nos separar da caridade de Cristo e da Sua Igreja, Mãe dulcíssima de nossas almas, Mestra infalível da nossa fé. Filhinhos meus e irmãos, eis o Santo Menino que vem, eis Jesus Menino no berço de palha, por nosso amor! Que nos diz Ele? Caridade! Caridade! Caridade! Alarguemos o nosso coração para dar lugar aos afetos mais puros e ternos e ajoelhemo-nos em adoração aos pés de Jesus; inflame ele de seu amor a nossa vida, porque seu amor é suave e divino, é vida, e o fruto da sua caridade é a paz, ou dizendo melhor ainda, é a beleza da paz: in pulchritudine pacis!

Um comentário:

Unknown disse...

O que está escrito na capa do livro de Don Orione..? Em que língua está escrito..?... obrigado