4. O amor para com Deus
d) Com que meios chegar a esse amor
É hora de entendermos: nosso amor a Deus tornou-se possível pela a Encarnação, assim, pois, quando falamos do amor de Deus, falamos do amor de Jesus, nosso Deus, o Deus conosco, o Emanuel. Como então podemos alcançar um amor fervoroso por Jesus?
1. Conhecê-lo: nada se pode amar se antes não se conhece. Por isso leiamos sempre o Evangelho, para conhecer a vida, os gestos, as palavras, os sentimentos de Jesus. Vamos continuamente aos mistérios da sua vida para fixar neles o nosso olhar meditativo, recordemos suas ações, vivenciemos sua doutrina, reproduzamos seus exemplos.
2. Escutá-lo: ouçamos os ensinamentos contidos na sua Palavra, no Evangelho e os ensinamentos que o Espírito fará ressoar continuamente em nosso coração.
3. Cultivar as virtudes, especialmente aquelas que lhe são particularmente caras; a pureza do coração; o santo temor de Deus; na verdade, o temor é o guarda do amor. O temor do Senhor é o meio para chegar a amá-lo.
4. Pedir: supliquemos ao Espírito, que foi difundido em nossos corações. Espírito e caridade (infusa) são a mesma coisa, por isso Paulo pode dizer: "A caridade de Deus foi difundida em nossos corações por meio do Espírito Santo" (Rom 5,5). É o Espírito Santo a caridade substancial. A Ele imploremos aquela caridade que nos faz arder do amor por Deus e pelos irmãos.
5. Frequentar os sacramentos, especialmente a Eucaristia. Os sacramentos são o lugar de nosso encontro com Deus, com Cristo. Neles o encontramos, o tocamos, deles recebemos a salvação. Amemos, pois, aquele que nos amou e nos ama infinitamente.
(Este texto é reconstrução de vários trechos de Dom Orione, em particular, Scritti 55, 311 ss).
Nenhum comentário:
Postar um comentário