domingo, 6 de novembro de 2011

Caminho das Vocações: Por uma Cultura Vocacional

O meio em que uma pessoa vive é muito importante. Parte das escolhas e oportunidades abraçadas por um jovem se dá mediante ao leque de possibilidades que o meio e a cultura lhe oferece. Nas novelas nos filmes, nos exemplos familiares... fala-se pouco sobre a vocação Religiosa e Sacerdotal como possibilidade contidas no horizonte de escolhas para a aventura que é  viver. 
Hoje a tarde pude perceber essa situação no encontro que fizemos com os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo aqui em Dourados. Muitos pareciam trazer no olhar uma certa desconfiança, um certo receio permeado de clichês, caricaturas e idéias deturpadas da Vida Religiosa e do Sacerdócio como  a freira frustrada e má, o padre palhaço, comilão ou exorcista... Essas distorções afastam qualquer interesse de um jovem ou uma jovem em conhecer a proposta fundamental da Vida Religiosa.
No encontro  de hoje, no princípio os jovens apresentavam uma certa timidez misturada com desinteresse. Mas na medida em que o Pe. Marcio falava, a Irmã dava o testemunho de sua vida, o Pe. Reginaldo falava sobre o seminário, uma certa curiosidade se destacava nos olhares e por fim através das dinâmicas estavam todos mais a vontade, a ponto de arriscarem perguntas e muitos sorrisos. 
É isso gente, estou convencido que em nossas paróquias e famílias faz-se necessário criarmos no imaginário da nossa juventude uma cultura vocacional que inclua os grandes exemplos e referências da Vida Religiosa (são tantos!). Se não fizermos um contra ponto a tudo que já é oferecido, se não contarmos histórias, se não apresentarmos fatos, filmes, exemplos, testemunhos... permanecerão apenas os clichês e caricaturas grotescas apresentadas pelos meios de comunicação em massa, que não oferecem escolhas, mas, impõe comportamentos desejos e necessidades    mercadológicas, tornando as pessoas cada vez mais mesquinhas e narcisistas. Num mundo cada vez mais laicizado, há uma certa banalização e demonização de tudo que é religioso. É por isso que estou lançando o slogan "Por uma Cultura Vocacional"!
Entusiasmo a parte, penso que tal observação tem razão de ser. O que você acha?
Agora a noite celebramos a missa pelas Vocações. Rezemos pelas vocações e lutemos por uma cultura vocacional.

Nenhum comentário: