Vimos que o Pe. Cláudio fez postagens de fotos antigas da Igreja de siderópolis.
revisitamos o texto postado pelo orionmundi no dia 19 de abril de 2011.
há um diálogo entre as duas postagens.
abraços do orionmundi a todos os siderpolitanos!
Siderópolis: 2011 As Torres Gêmeas
O Pe. Vanderci nos conta que a construção da segunda torre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Siderópolis é um grande sonho dos Paroquianos.
O estilo da Igreja que até por volta dos anos 90, tinha toda a sua arquitetura no estilo que chamamos de Paragótico, esse estilo já exigia a construção de uma
segunda torre.
Igreja Nossa Senhora Aparecida atualmente com uma torre. |
Compare as duas Igrejas: Acima a Paróquia de Siderópolis ainda em construção e que posteriormente será reformada. abaixo está uma foto da Igreja de Guadalupe em Curitiba. |
Após um longo processo de reformas as linhas arquitetônicas da Igreja foi completamente modificada. Os arcos paragóticos deram lugar a linhas retas tornando a Igreja mais sóbria e elegante, e ainda mais, completamente original, dado que antes da reforma a Igreja era uma cópia mal feita da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe da cidade de Curitiba.
A comunidade acertou em cheio por optar pela reforma, naqueles tempos.
Agora novamente a comunidade junto do seu Pároco Pe. Vanderci acertam novamente, com o projeto da construção da segunda torre. O Estilo da Igreja exige uma torre, sem a torre ela se parece com um belo pássaro, porém, com apenas uma asa.
Igreja de N. S. de Guadalupe, a de Siderópolis era Cópia |
O povo de Siderópolis fazendo a sua segunda torre estará expressando e ofertando a Deus toda sua arte, toda sua reverência. Deus não precisa, mas homem precisa oferecer.
Fernando Pessoa dirá: "Deus quer, o homem sonha, a Arte nasce".
O projeto já foi aprovado e terá inicio no mês vindouro bem na Festa do Sagrado Coração de Jesus, o segundo Padroeiro.
Parabéns a todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Siderópolis e ao seu Pároco Pe. Vanderci. Desejamos muita coragem nesta grande empreitada que transformará pedra, cimento, suor e vontade numa grande oblação ao Espírito Criador.
Assim ficará a Igreja após a construção da segunda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário