quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

6° dia de Retiro com as Irmãs Orionitas

As Irmãs, após conhecerem os 4 passos principais da Lectio Divina e ter praticado em comunidade os exercícios que conduzem a uma modo de orar completo e eficaz, fizeram uma nova experiência orante neste sexto dia do retiro. Participaram da Celebração da Lectio Divina dentro da Santa missa.

A palavra de Deus é acolhida solenemente
O sacerdote acolhe a Palavra fonte da Leitura Orante
A leitura é feita após grãos de incenso serem oferecidos
o mesmo ocorre no canto do salmo
O Santo Evangelho é proclamado
inicia-se o processo de leitura e entendimento da Palavra
a Palavra é lida e partilhada
opós lida e conhecida o contexto da leitura inicia-se a atualização da Palavra

O que a Palavra me diz, que mensagem trás para o meu cotidiano?
O que esta leitura me diz? Como ilumina a minha realidade?
e chega o momento de agradecer, de louvar, de fazer, preces.
 A santa Eucaristia é realizada, memória e presença. Vinho e...

Pão são oferecidos e consagrados
O pão e o vinho, Corpo e Sangue são partilhados. É momento de aderir ao projeto do Evangelho
O Santa Eucaristia abre a visão interior, nos desperta para dentro, vemos além. 
Após longo momento em sublime contemplação, onde tempo para e tudo é silêncio, tudo é mistério, tudo é Deus...
"A paz que está em mim cumprimenta a Paz que está em você"
E a experiência de Deus transborda, a alegria, a cura, a gratidão é expressa
A meditação nos torna mais, serenos, felizes e nos impulsiona para o diálogo, para o perdão, para o serviço, para a missão, para a acolhida, para o anúncio.

Nenhum comentário: