domingo, 9 de janeiro de 2011

2° dia de Retiro com as Irmãs Orionitas - Evangelizar!

2° dia de Retiro com as Irmãs Orionitas - Evangelizar!

Segundo dia de Exercícios espirituais com as Irmãs Orionitas.
Refletimos a situação em que se encontra a humanidade após as promessas de bem estar e de felicidade regida pela razão iniciada mais precisamente com o iluminismo. Abordamos de maneira bem resumida, Freud, Marx, Nietzsche e Darwin, cujo pensamento ajudou a lançar a humanidade no esvaziamento do sagrado, na crise de valores humanos e num exacerbado pessimismo. A humanidade parece estar mergulhada numa fase de profunda decepção, devida a falência das propostas Iluministas. Nesse caso, Deus nunca foi tão urgente, o retorno do sagrado e a humildade de reconhecer de que não se pode tudo sem Ele.
A Vida Religiosa não tem tempo para pessimismo. Somos convidados a Evangelizar, num mundo tão “analfabeto de Deus”.
No âmbito pessoal faz-se necessário a aceitação de sua história pessoal, a necessidade de fazer as pazes com seus limites pessoais.
Ser exigentes com a minha pessoa e tolerante com os demais. Adentrar e trilhar o difícil caminho do aprender a conviver . Conviver é base constitutiva da Vida Religiosa.
 Ter a consciência de que se estamos sempre começando, que temos que continuar e que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto não devemos nos preocupara em colher resultados, não há pressa, o importante é lançar-se em ações e relações mais humanas, fraternas e evangelizadoras. A missão da Religiosa é semear, colher é com Deus que faz milagrosamente a semente brotar.
 Jesus nos diz para não ter medo ele está na barca conosco. Faz-se necessário vivenciarmos essas relações de acordo com a pedagogia de Jesus: Testemunho, Diálogo, Simplicidade, Serviço e Evangelização.

Um comentário:

Elsa Colodetti Gada disse...

ORIONITAS LEIGOS
NAO DEIXEM DE LER AS MATERIAS DO ORION MUNDI OU PAROQUIA DIARIO.FICO
ENCANTADA AO VER TANTA COISA BOA DO NOSSO FUNDADOR SENDO LEMBRADAS NOS DIAS DE HOJE.QUANTO AO EXERCI
CIO ESPIRITUAL QUE ESTA SENDO FEITO
PELAS IRMASDA NOSSA CONGREGAÇAO COM A AJUDA DO PAROCO PE. PAULINHO.
BELEZA!CONCORDO,SE FAZ NECESSARIO
QUE DE VEZ EM QUANDO SE REALIZE TRABALHO COM TAMANHA PROFUNDIDADE.
.