segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mensagem do Provincial Brasil Sul





MARIA, DISCÍPULA MISSIONÁRIA
Com este texto iniciamos a nossa reflexão para darmos um sentido mariano a esta Circular: “A virgem Maria é a imagem da conformação ao projeto trinitário realizado em Jesus Cristo. É a discípula mais perfeita do Senhor, sua seguidora mais radical, é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Maria nos recorda que ‘a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos’. Maria, a Mãe de Jesus, não é apenas modelo de vocacionada discípula missionária, mas também de animação vocacional evangelizadora. Ou seja, de um serviço de animação vocacional aberto ao Espírito Santo, na escuta da Palavra, na disponibilidade para servir ou mesmo nos momentos de sofrimento, quando vemos Maria ao pé da cruz. No cenáculo com a comunidade reunida, ela nos ensina a promover um serviço de animação vocacional em comunhão com toda a Igreja. Na animação vocacional pedimos que Maria ‘nos ensine a responder como fez ela no mistério da anunciação e encarnação’. Somos chamados a permanecer na escola de Maria, mantendo vivas as ‘atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho’. Com Maria aprendemos a sair de nós mesmos, no caminho do sacrifício, de amor e serviço: ‘Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações’!” (p.63 – 64 do Subsídio da CNBB ‘3º Congresso vocacional do Brasil’).
Este texto vem nos colocar no coração da reflexão do Documento de Aparecida sobre a vocação e seus desdobramentos no nosso contexto histórico de sociedade e de Igreja.
O nosso mês de Abril foi intenso com tantas atividades. Podemos elencar: a reunião dos Diretores e Párocos com a participação de quase todas as casas, tendo como pontos de destaque a aprovação do projeto global, a campanha para ajudarmos Maputo, nossa Missão.
Agradecemos a presença de Pe. Romolo Mariani no Brasil, pois veio enriquecer a nossa adesão e compromisso com a nossa missão da África, Moçambique, Maputo, “Terra do futuro”.
Comunico a todos que neste período de 28 de Maio a 27 de Junho, o Pe. Claudinei Niedzwiecki estará respondendo pela Província, pois ele é o vice-provincial.
Coloquemo-nos todos debaixo do manto de Nossa Senhora, como queria sempre São Luís Orione, para que possamos acolher suas insondáveis bênçãos. Como afirmava São Luís Orione: “Ave-Maria e Avante!” (o desenho de 'Maria sorrindo' está no livro “La Madonna compie 2000 anni” de Don Pollarolo p. 55).

Pe. Aparecido da Silva
Diretor provincial

Nenhum comentário: